WEG Virtual Inspection revoluciona inspeção de equipamentos da fabricante

Inspeção virtual de produtos da empresa viabilizou trabalho durante a pandemia – e incluiu sustentabilidade na produção

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7:30 pm - 24 de novembro de 2021
Paulo Sérgio dos Santos, diretor de TI da Weg Paulo Sérgio dos Santos, diretor de TI da Weg Foto: Divulgação

A necessidade de isolamento para evitar a contaminação pelo coronavírus em 2020 atingiu em cheio o coração da Weg, uma das maiores fabricantes globais de equipamentos eletroeletrônicos do mundo, sediada em Jaraguá do Sul (SC).  O home office impactou o trabalho colaborativo entre os engenheiros projetistas que acontecia naturalmente no dia a dia presencial.

Era preciso buscar alternativas para continuar desenvolvendo soluções e garantindo as entregas de produtos customizados, um dos principais diferenciais da fabricante no segmento. A inovação, mais uma vez, possibilitou reinventar a colaboração e a interação entre clientes, fornecedores e colaboradores, mesmo diante das restrições impostas pelo cenário pandêmico.

Assim nasceu o projeto WEG Smart Colaboration Program, que levou a Weg a ser a vencedora do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2021, promovido pela IT Mídia, na categoria Holdings e Grupos Empresariais.

“A iniciativa possibilitou a interação entre os engenheiros projetistas, além da centralização de dados, com acesso ágil e inteligente e ainda a inserção de informações relevantes sobre os componentes do projeto e sua seleção por meio de Inteligência Artificial (IA)”, conta Paulo Sérgio dos Santos, diretor de TI da Weg.

Iniciado em maio de 2020 e concluído em fevereiro de 2021, o projeto teve como foco a linha de produção da unidade Weg Transformadores de Média Potência. Essa evolução, entretanto, precisava possibilitar a realização de testes de produtos e ao mesmo tempo proporcionar garantias necessárias para a sua entrega, entre elas o acompanhamento remoto da sua inspeção final por parceiros e clientes.

Inovação em inspeção

Há décadas, a Weg faz projetos de máquinas elétricas e, portanto, possui em seus sistemas uma infinidade deles. Porém, o reaproveitamento de projetos é sempre um desafio, relata Santos, devido à imensa quantidade e complexidade dos dados de cada projeto.

Para a linha de transformadores, a geração de um projeto de alto nível consome, em média, entre um e dois meses para ser concluído, o que gera um intervalo de tempo excessivamente grande de resposta ao cliente. Com o objetivo de encurtar esse processo, foi criada internamente uma biblioteca de componentes, a WCL (WEG Component Library) que acelera a seleção dos componentes.

Mas a atualização dessa biblioteca depende 100% de análise humana, que ficou prejudicada pelo isolamento imposto. Assim, a Inteligência Artificial somou funcionalidades, tornando mais eficazes a seleção e o cadastro de novos componentes.

“Desenvolvemos um algoritmo de aprendizado de máquina capaz de aprender a reconhecer componentes com grande potencial de reutilização e sugerir seu cadastro na biblioteca para agilizar o desenvolvimento de novos projetos”, relata o executivo da TI.

Essa solução foi batizada de i-WCL (intelligence – WEG Component Library).  Mas o desafio não estava vencido, porque era necessário encontrar uma forma de realizar remotamente o acompanhamento de testes de produtos, impedidos de acontecerem presencialmente com a participação da engenharia, clientes e auditores por conta das restrições pandêmicas. A liberação para entrega, portanto, estava comprometida.

A inspeção virtual de produtos foi a saída. Engenheiros, clientes e auditores poderiam acompanhar em tempo real os testes finais de produtos, com a ajuda de câmeras espalhadas por variados pontos do laboratório. “Desenvolvemos a plataforma Virtual Inspection, baseada em Low Code e tecnologias de áudio, vídeo, chat, mobile, compartilhamento de documentos e atestados de auditoria”, conta.

Hoje, o cliente pode acompanhar todo o processo de qualquer lugar do mundo, de variados ângulos, reduzindo pela metade o tempo de inspeção, sem necessidade de viagens ou deslocamentos. O resultado foi tão positivo que a inovação está sendo implementada em todas as unidades da Weg, aqui no Brasil e no exterior.

De acordo com Santos, o Virtual Inspection proporcionou aumento da satisfação dos clientes, que agora assistem remotamente a toda operação, visualizando as medições elétricas e mecânicas em tempo real. Além de possibilitar que eles interajam com os executores dos ensaios, tirando dúvidas e compartilhando documentos específicos dos produtos.

Entre os resultados está o aumento do número de inspeções/dia em três vezes, considerando que elas podem acontecer em paralelo, nas salas virtuais gerenciadas pela aplicação, possibilitando a realização de 30 a 40 ensaios assistidos remotamente por clientes e engenheiros Weg por mês.

Sem contar o maior reaproveitamento de componentes especiais similares já projetados para iniciativas anteriores, reduzindo o retrabalho para projetar componentes especiais. O percentual de componentes novos registrados por sugestão do algorítmico e aprovados pelos analistas está acima de 90%. Uma operação amplamente sustentável.

Toda essa evolução foi pautada na observação das dores do dia a dia, combustível infalível para a geração de projetos que facilitem e agilizem os trabalhos dos engenheiros. “Em nosso DNA, está a entrega de produtos customizados. Por isso, temos aqui maior complexidade na produção”, afirma Santos.

“Nesse cenário, somos instigados todo o tempo a criar ferramentas que ampliem a produtividade dos nossos times”, completa o comandante da TI, que faz questão de destacar que o trabalho desenvolvido por lá é uma escalada. “Evoluímos porque cada projeto que desenvolvemos não fica congelado, ele é um organismo vivo, em meio a um processo contínuo de inovação.”

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