Wearable da Apple está cada vez mais próximo

Author Photo
10:17 am - 23 de junho de 2014
Wearable da Apple está cada vez mais próximo
No que depender dos indícios, a entrada da Apple no mercado de wearables está cada vez mais próxima, e a expectativa do setor é que o primeiro aparelho da categoria seja divulgado pela empresa até outubro deste ano. Segundo fontes ouvidas pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal, a companhia pretende lançar um dispositivo vestível que possuirá, no mínimo, 10 sensores, que irão monitorar movimentos e sinais vitais do usuário. A Apple já estaria alinhada com parceiros e a expectativa é que a fabricação do aparelho seja iniciada já nos próximos meses. 

Segundo a publicação, o lançamento do dispositivo da Apple será quase que uma crítica aos wearables existentes, umas vez que os devices disponíveis no mercado não trouxeram funções muito diferentes daquelas já oferecidas por um smartphone. Muitos dos smartwatches atuais, como o Pebble ou o Samsung Gear 2, são usados como centro de notificações para smartphones. Eles alertam o usuário para mensagens, ligações, e-mails e tarefas agendadas no calendário. A maioria também pode interagir com players de música instalados no smartphone, além de medidores de saúde e outros aplicativos. No entanto, sem o smartphone por perto, diversas funções simplesmente desaparecem. Fontes ouvidas pelo jornal norte-americano, entretanto, não souberam detalhar como a Apple poderá resolver essa questão, apenas se limitaram a dizer que este será o ponto positivo da fabricante.

A Apple ressaltou sua preocupação com os wearables durante o lançamento do iOS 8, ocorrido neste mês. Um novo aplicativo do sistema operacional, chamado Health, pode selecionar os dados gerados a partir de aplicativos fitness de outros dispositivos e organizá-los de forma coerente. E este é apenas mais um indicador de que a companhia planeja produzir seu próprio dispositivo para coletar e comparar dados fitness para o aplicativo Health. 

Os relatos em torno do suposto “iWatch”, o relógio conectado da fabricante, circulam desde 2013, mas agora parece que o lançamento do dispositivo está realmente se aproximando. O CEO da Apple, Tim Cook, indicou que no segundo semestre deste ano serão lançados novos produtos e uma nova categoria de devices. Entre os novos dispositivos, provavelmente, estarão versões revisadas de iPhones e iPads. Já a nova categoria deve ser formada pelos primeiros wearables da companhia. 

Segundo informações do WSJ, o dispositivo será construído pela Quanta Computer, empresa de Taiwan que já foi parceira da Apple na fabricação de desktops. O principal wearable da Apple deverá ter uma tela curvada de 2.2 polegadas. Ainda não há informações se o segundo wearable possuirá um formato diferente. 

Embora haja grande expectativa em torno do que a Apple apresentará, trata-se de uma entrada tardia da companhia no mundo dos wearables. Sony, Pebble, Samsung, LG e Motorola já possuem smartwatches no mercado ou estão prestes a lançar algum modelo. O Google está se preparando para revelar o Android Wear, seu sistema operacional para wearables, durante a I/O Developer Conference, que ocorrerá na próxima semana. E dispositivos com Android Wear podem chegar ao varejo antes do dispositivo da Apple. 

Entretanto, isso não quer dizer que a fabricante não possa redefinir o que os wearables podem e devem fazer. A Apple não fez o primeiro player de MP3, mas fez o melhor deles. A Apple não fez o primeiro smartphone, mas fez um excelente aparelho. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.