WatchTV, plataforma de vídeo sob demanda, está ativa em Teresina
Na região, clientes do provedor de Internet Hii Tech foram os primeiros a terem acesso ao novo serviço

Recém-lançada no mercado brasileiro, a WatchTV – plataforma de vídeo sob demanda que, por meio de parceria com provedores de Internet, oferece conteúdo dos principais estúdios de Hollywood – chega a Teresina, Piauí. Na região, os clientes do provedor de Internet Hii Tech foram os primeiros a terem acesso ao novo serviço.
“Estamos sempre atentos para novidades que nos permitam oferecer uma experiência única aos nossos clientes. E, essa parceria com a WatchTV reforça nossa missão, agregando ainda mais valor aos nossos produtos e ampliando nossa oferta de entretenimento de qualidade para o público adulto e infantil”, ressalta Washington Lacerda de Sousa, sócio diretor da Hii Tech.
Criado em 2007, a Hii Tech tem atuação na Zona Sul de Teresina e conta com um portfólio de serviços que inclui navegação e entretenimento por meio das plataformas digitais. Para garantir cortesia de doze meses no acesso ao serviço da WatchTV, é preciso que o usuário Hii Tech adquira um plano com velocidade de download igual ou superior a 120Mb. O valor de investimento inicial é R$ 130 (cento e trinta reais) e aumenta na proporção em que cresce a capacidade de velocidade da Internet.
“Iniciamos a parceria com a WatchTV no primeiro dia do mês de dezembro e, desde então, temos sentido o crescente interesse pelo serviço, tanto por parte de novos usuários quanto dos antigos que desejam ampliar o plano para ter acesso à cortesia”, comemora Sousa. A expectativa dos diretores da Hii Tech é de que até maio de 2019 a lista de clientes com acesso à WatchTV cresça entre 30% e 40%. “Por conta dessa novidade, aumentamos nosso investimento em roteadores mais potentes. Já somos reconhecidos pelos preços competitivos e queremos continuar nos destacando pela qualidade do serviço”, completa.
Tecnologia de ponta
A WatchTV trabalha com tecnologia de ponta (Kaltura e Akamai) e análise de dados (Big Data e Business Analytics) para prover conteúdo relevante aos assinantes, e é também um marketplace e agrega conteúdo de outros aplicativos (Noggin e ESPN Watch). A iniciativa é de dois empreendedores brasileiros, Aryldo Zocante Cardoso, um conferencista da área tributária, e de Maurício de Almeida, ex-sócio do ISP Nova Telecom. A startup nasceu para viabilizar o ‘triple play’ (dados + voz + multimídia) aos ISPs. “Quando era sócio do provedor de dados sempre quis oferecer aos assinantes VOD, mas era um negócio inviável financeiramente. Foi com este objetivo que nasceu a WatchTV”, explica Almeida.
Atualmente, com cerca de 40 mil assinantes ativos e 17 ISPs como clientes, a expectativa da WatchTV é de encerrar seu primeiro ano de atuação com 100 mil assinantes ativos. “Nosso objetivo é trabalharmos com todos os ISPs do Brasil, um total de 9 mil (dados Anatel), que juntos possuem mais de 24 milhões de assinantes. Os títulos oferecidos no lançamento são da Sony Pictures, Paramount, BBC, Noggin (Nick Jr.) e ESPN. São mais de 500 episódios de séries, 750 filmes, 200 títulos de estúdios independentes, 1.000 títulos infantis, 150 lançamentos para locação e atualização de 50 novos títulos por mês.
Benefícios para ISPs
Toda a infraestrutura da WatchTV é fornecida a custo zero aos ISPs. A integração com o sistema de ERP do ISP facilita a venda e a gestão do negócio. Além disso, é possível agregar valor, pois os provedores associam suas marcas a uma série de imagens de filmes e peças publicitárias que a WatchTV produz e distribui, e permite trabalhar com a retenção de carteira ao oferecer um produto a mais aos assinantes.
O executivo conta ainda que houve a preocupação de proporcionar ao usuário final uma excelente experiência. Por isso, o conteúdo fica hospedado no Content Delivery Network (CDN) da Akamai, um servidor que vários provedores já possuem em sua infraestrutura, o que faz com que a performance dentro da rede do ISP seja excelente.