Wärtsilä aposta em tecnologias de telepresença para conectar escritórios

Author Photo
5:25 pm - 26 de outubro de 2018
videoconferencia

A empresa finlandesa Wärtsilä, fornecedora de tecnologias para mercados marítimos e de geração de energia, apostou na adoção da soluções de telepresença para melhorar a comunicação entre os diversos escritórios espalhados pelo mundo e tornar as reuniões a distância mais produtivas.

Presente em cerca de 70 países ao redor do mundo, a companhia contou com parceria da integradora brasileira Nap IT para implantar uma solução de telepresença na sede do Brasil, localizada no Rio de Janeiro.

“É um padrão global da empresa investir em tecnologias que possam reduzir custos e, ao mesmo tempo, facilitar as decisões estratégicas aproximando as áreas de negócios dos clientes”, ressaltou Tiago Correa, gerente de TI da Wärtsilä.

Tecnologias Cisco

A principal sala de reuniões da sucursal da Wärtsilä da cidade do Rio de Janeiro, comporta 12 pessoas. Nesse local, a solução adotada foi baseada no equipamento SX20 Quick Set, da Cisco, que possibilita transformar qualquer monitor de tela plana em um sistema de telepresença.

O equipamento foi projetado para fornecer vídeo de alta definição e compartilhamento de conteúdo em uma resolução de até 1080p30, com a flexibilidade de acomodar vários tamanhos e configurações de salas.

Para o escritório matriz da Wärtsilä, em Niterói, com capacidade para sete pessoas, a ferramenta utilizada foi a Cisco Teams Room Kit, um dispositivo que traz funções de videoconferência e de quadro-branco interativo que funciona como uma lousa, incluindo uma tela de 55 polegadas com resolução 4K para dar visibilidade para o que é escrito. Além disso, tudo que uma pessoa escreve no quadro é transmitido simultaneamente em todos os dispositivos conectados, sejam móveis ou PCs.

Redução de custo e eficiência

Com as soluções aplicadas, a Wärtsilä consegue conectar executivos no mundo todo com reuniões a distância que aproximam seus colaboradores por meio de uma experiência tecnológica inovadora e eficaz para a tomada de decisões estratégicas que envolvem diversas áreas de negócios da empresa.

“Antes de adotarmos a Telepresença, as reuniões eram feitas por Skype ou telefone. Os encontros mais importantes aconteciam presencialmente. Investindo nessa solução, além de ganharmos em produtividade, conseguimos reduzir cerca de 20% dos custos com viagens de funcionários”, completa Correa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.