Wabtec reduz 56% de seus custos de implantação de ERP com plataforma Totvs Cloud

Processo levou seis meses e, atualmente, cerca de 300 usuários acessam os sistemas Totvs

Author Photo
4:24 pm - 02 de março de 2018
erp cloud erp cloud

A Wabtec Corporation, tradicional fornecedora global de tecnologia e serviços para o setor ferroviário, está há 148 anos no mercado e continua inovando quando o assunto é gestão de seu negócio. A companhia americana possui seis unidades na América Latina, sendo um escritório e cinco armazéns, um deles localizado em Belo Horizonte, no Brasil.

Com operações industriais complexas e clientes com alta exigência de qualidade e prazos, a Wabtec tem, como histórico, um expressivo ritmo de crescimento, em especial com aquisições de empresas menores. Para suportar a acelerada operação na AL, a área de TI se tornou fundamental na estratégia da companhia e tinha como desafio prepara-la para integrar todas as novas unidades, mantendo em um único local o acesso a todas as ferramentas de gestão, de backoffice e voltadas à Logística.

“Precisávamos padronizar o ambiente dos sistemas, garantir escabilidade, produtividade e eficiência, além de reduzir custos e melhorar o atendimento aos nossos clientes”, explica Adriano Arão, gerente de TI para América do Sul da Wabtec.

A premissa era formar um ambiente tecnológico que suportasse de forma ágil a estrutura de sistemas de gestão e possibilitasse escalabilidade, segurança, transparência e simplicidade na administração. O primeiro passo foi padronizar o ERP e para isso, a Wabtec implantou a plataforma Cloud Totvs.

“Alocar as soluções de ERP na nuvem da Totvs significou, de imediato, reduzir em 56% os gastos que teríamos para implantar novas empresas no sistema da Wabtec. Também há custos indiretos gerados pela simplificação na administração da infraestrutura dos sistemas”, enfatiza Arão.

Todo o processo levou seis meses e hoje, cerca de 300 usuários acessam os sistemas Totvs. Ao optar pelas soluções na plataforma Cloud, a companhia conta com contingências e segurança de acesso, suporte focado na solução de infraestrutura e toda a escalabilidade que necessita, em concordância com a estratégia global. Isso sem contar com a segurança em todo ambiente de TI, alinhado com as diretrizes de compliance. “Além disso, conseguimos liberar o time de tecnologia local para atividades mais estratégicas ao negócio, já que da estrutura para os sistemas de negócio em Cloud, a Totvs cuida”, acrescenta o gerente de TI.

A Wabtec mantém em nuvem as soluções Totvs de Backoffice e as especializadas no segmento de Logística, incluindo todo o suporte industrial, produção, distribuição e faturamento. Antes, um processo de contabilização de custos, por exemplo, que demorava até uma hora e quinze minutos para ser concluído, agora é realizado em apenas 20 minutos.

“Nosso objetivo é ajudar as empresas em suas jornadas de transformação digital. Acreditamos que disponibilizar todas as ferramentas em nuvem, para que possam ser acessadas em real time, de qualquer lugar pelos nossos clientes é o que garante uma gestão mais eficiente ao menor custo. Evoluímos constantemente nossos produtos Cloud para garantir uma melhor performance, resiliência e segurança de todo o ecossistema baseado nos requisitos da ISO 2700”, explica Weber Canova, vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Totvs.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.