VTEX oferece programa gratuito sobre documentação de software para pessoas negras

Inscrições serão até o dia 2 de fevereiro e curso focará em habilidades técnicas e mentorias para se tornar redator técnico

Author Photo
2:45 pm - 26 de janeiro de 2022

A VTEX está com inscrições abertas para a terceira edição do Black Tech Writer, programa gratuito de capacitação para profissionais pretos e pardos com interesse em tecnologia e afinidade pela escrita para web. Os 30 participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas para atuar como redator técnico, participar de mentorias e aumentar a rede de contato com profissionais do segmento estabelecer contato com outros profissionais negros. As inscrições podem ser feitas até 2 de fevereiro, neste link.

“O principal foco do curso é impulsionar a inserção de pessoas negras no mercado de tecnologia, em uma disciplina em pleno crescimento no Brasil e na América Latina. Ao longo do Black Tech Writer, mostramos elementos básicos da escrita técnica e ajudamos os participantes a enfrentar possíveis inseguranças que os impeçam de desenvolver e demonstrar todo seu talento, além de estimulá-los a participar ativamente do futuro que estamos construindo juntos no setor tecnológico”, explica Gustavo Figueredo, redator técnico na VTEX e um dos idealizadores do projeto.

Leia mais: Google abrirá 200 vagas no Brasil para área de engenharia até 2023

A profissão, já consolidada na América do Norte e Europa, ainda é nova no Brasil. É comum atrair pessoas de formações acadêmicas distintas como Administração, Biologia, Engenharia Mecatrônica, Jornalismo, entre outras. De forma geral, quem se interessar, pode aprender a se desenvolver em documentação de aplicações web, configurações de sistemas, APIs, entre outras funções importantes para o dia a dia de trabalho nesta área.

Com duração de seis semanas e formato assíncrono, o curso é 100% online e realizado por meio da plataforma Google Sala de Aula, contemplando sessões de mentoria e algumas aulas ao vivo. Os participantes são apresentados aos processos da redação técnica e têm contato com a jornada de colaboradores negros da VTEX, das mais diferentes áreas, como design, produto, engenharia e RH.

“O Black Tech Writer foi a minha porta de entrada para uma nova carreira em tecnologia. Participei da primeira turma do curso e pude vivenciar muito além de métodos de redação técnica e ferramentas para tech writers. Tive a oportunidade de conhecer outros profissionais negros de outras áreas da VTEX, pude me espelhar em suas incríveis trajetórias e apostar em novas possibilidades para o meu futuro”, conta Mariana Caetano, formada em Arquitetura e Urbanismo e Technical Writer na VTEX.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.