Volvo planeja criar carro “à prova de morte” em 2020

Author Photo
10:55 am - 16 de fevereiro de 2016
Volvo planeja criar carro "à prova de morte" em 2020

A Volvo é conhecida por sua expertise em segurança para carros. Não à toa, os veículos da empresa são considerados um dos mais seguros do mundo em se tratando de proteção à vida. E, agora, a companhia planeja criar um carro tão blindado que seria à prova de morte.

Há algum tempo a empresa tem trabalhado em veículos que fiquem fora de acidentes, mas recentemente a empresa divulgou em nota que fará uso de oito tecnologias para chegar a esse carro hightech. Confira:

1. Adaptive Cruise Control
Em tradução, o nome dessa tecnologia fica algo como Controle de Cruzeiro Adaptativo, o que, basicamente, permite que os motoristas definam uma velocidade máxima em que o veículo pode trafegar. O sistema faz uso de sensores e de radar para detectar o ambiente de ao redor e o motorista pode, assim, manter uma distância segura dos outros carros na estrada. Essa tecnologia já é utilizada na SUV modelo XC90 2016.
2. Piloto Assist
Como o nome sugere, a tecnologia é um tipo de copiloto que mantém o carro dirigindo de forma correta e na pista correta. Em situações potencialmente perigosas em que não há a resposta do condutor em tempo hábil, o sistema emite sons e sinais visuais antes de tomar o controle do carro e o estacionar em um local apropriado. 
A segunda geração do Pilot Assist, permite que o veículo acelere, freie e consegue realizar uma frenagem completa em condições adversas, como uma estrada sem marcações de pista claras em velocidade de até a 80 mph – sem a necessidade de piloto.
3. Collision Avoidance
A Volvo desenvolveu um sistema de autofrenagem que é ativado automaticamente quando há movimentos bruscos em ruas com tráfego incomum. Dessa forma, o sistema evita colisões. Assim, mesmo que a batida não seja, de fato, evitada, ao menos os possíveis danos são mitigados.
4. Cross Traffic Alert
A fim de resolver os pontos cegos, pontos de radar são colocados dentro de cada canto dos para-choques traseiros. Isso permite que o veículo identifique outros carros, ou mesmo pessoas e bicicletas, que se aproximam e envia um sinais de áudio visuais para o motorista na tela central do veículo.
5. Detecção de ciclistas
A próxima geração de veículos Volvo irá utilizar câmeras e radares para ajudar a detectar ciclistas, pedestres em movimento e carros estacionados. O radar é colocado dentro da grade do carro e determina objetos em movimento e a distância que estão do veículo. A câmera, localizada na parte de trás do espelho retrovisor, identifica o que esses objetos são. No caso de um ciclista, que pode desviar ou se movimentar de forma inesperadamente em frente ao carro, o veículo é programado automaticamente para frear.
6. Detecção de animais de grande porte
O modelo S90 sedan sport possui uma detecção de animais de grande porte. O sistema para o carro quando identifica um animal na pista e também funciona no escuro.
7. Airbags para pedestres
Uma das principais causas de morte em impactos em que há pedestres são ferimentos causados na cabeça. Por isso, os carros são equipados com airbags que saem do capô, evitando traumas severos em casos de colisão.
8. Detecção de pedestres
O sistema detecta a presença de pessoas e já está disponível no Volvo V40. As câmeras e sensores identificam, inclusive, movimentos no escuro. O sistema de tecnologia City Safety alerta o motorista e pode frear automaticamente caso o condutor não aja a tempo.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.