Você sabe qual é a sua idade em estresse? Faça o teste e inicie mudanças

Cientistas apontam como determinados padrões de vida podem nos envelhecer prematuramente.

Author Photo
8:00 am - 29 de abril de 2020
stress, estresse, pressão Foto: Shutterstock

O estresse e o desgaste do corpo comprometem a sua fonte de juventude. Um estilo de vida desgastado, combinado à percepção do estresse e como se lida com ele, altera as células do corpo levando a um envelhecimento prematuro. 

As conhecidas “linhas de preocupação” são um sinal desse estresse acumulado. Esse pacote é prejudicial à sua saúde e também à sua carreira. 

A cientista do Prêmio Nobel Elizabeth Blackburn e a psicóloga Elissa Epel pesquisaram os pensamentos destrutivos que danificam seus telômeros – as dicas de proteção que residem no final dos cromossomos, monitorando o quanto você come, dorme e se exercita, conta artigo da Forbes. 

 Em seu livro, The Telomere Effect: A Revolutionary Approach to Living Younger, Healthier and Longer (sem edição para o português), Blackburn e Epel explicam que os telômeros determinam a rapidez com que uma célula envelhece e o impacto que ela causa em sua vida e saúde.  

Quando os telômeros se tornam muito curtos, eles param de se dividir e as células envelhecem. Além de reduzir, no entanto, os cientistas descobriram que os telômeros também aumentam, o que diminui o processo de envelhecimento, proporcionando uma trajetória de carreira mais longa.  

Alguns dos fatores que determinam o envelhecimento dos telômeros e impedem o envelhecimento prematuro no nível celular são: dieta saudável, genética, como você reage ao estresse, sono amplo e exercícios regulares.  

5 padrões de toxicidade causados pelo estresse 

Além desses fatores, os cientistas identificaram cinco padrões tóxicos de pensamento que levam a telômeros mais curtos, envelhecimento prematuro e uma trajetória de carreira truncada, como resume a publicação: 

1. “Hostilidade cínica” 

Raiva ou pensamentos frequentes em que outras pessoas não podem confiar. Pessoas com alta hostilidade cínica, irritadas com o desejo de outras pessoas, têm telômeros mais curtos e são mais propensas a doenças cardiovasculares, doenças metabólicas e morte em idades mais precoces. 

2. O pessimismo 

Ou seja, a tendência de olhar para o lado negativo da vida, cria telômeros mais curtos. Isso se encaixa em um corpo de pesquisa de longa data que mostra que os pessimistas morrem mais cedo do que os otimistas e não conseguem subir na carreira tão longe e rapidamente do que seus grupos otimistas. 

3. Ruminação 

Refazer as preocupações repetidamente em sua mente, como quando você repete a preocupação de uma discussão. Se você ruminar, o estresse permanece no seu corpo muito tempo depois que o motivo termina sob a forma de frequência cardíaca elevada, pressão alta prolongada e níveis aumentados de cortisol.  

No laboratório, os cientistas descobriram que as pessoas que ruminam têm mais depressão e ansiedade relacionadas a telômeros mais curtos e envelhecimento avançado. 

4. Supressão do pensamento 

A tendência de afastar pensamentos e sentimentos indesejados. A prevenção ou supressão de pensamentos e sentimentos negativos está ligada a telômeros mais curtos. 

5. Mente Errante 

Um estudo de Harvard relatou que a mente humana vagueia 47% das vezes e quando você se perde, você paga. Em outras palavras, à medida que sua mente divaga, você fica mais estressado e infeliz do que se permanecer aqui e agora, por exemplo, quando estiver preocupado com contas não pagas ou um projeto inacabado.  

Os cientistas de Harvard, Matthew Killingsworth e Daniel Gilbert descobriram que é mais provável que você seja mais feliz – não importa o que esteja fazendo, mesmo fazendo horas extras, aspirando a casa ou sentado no trânsito – se estiver focado na atividade, em vez de pensar em outra coisa ou desejando que você tivesse feito algo diferente, como o que você comeu no almoço e o que você “deveria” ter comido.  

Quando sua mente divaga demais, ela o estressa, encurta seus telômeros e impede que você realize todo o seu potencial no presente. 

Calcule sua idade em estresse 

Você conhece a sua idade, mas você conhece sua idade de estresse? Faça o teste a seguir para obter um esboço em miniatura da sua idade de estresse. Responda sim ou não às seguintes perguntas e veja o que você pode fazer sobre isso. 

___1. Você costuma ficar calmo quando não está no controle de uma situação? 

___2. Você tende a ser mais positivo do que negativo quando comete um erro? 

___3 Você é capaz de reconhecer e aceitar pensamentos e sentimentos negativos? 

___4. Você vive principalmente no presente, em vez de se preocupar com o futuro? 

___5. Você está otimista em relação ao futuro? 

___6. Você consegue manter a mente focada no que está fazendo no momento presente? 

___7. Você costuma prestar atenção às suas preocupações e ansiedades indesejadas? 

___8. Você raramente se pega sonhando acordado? 

___9. Você acredita na maior parte do tempo que pode confiar em outras pessoas? 

___10. Você costuma ficar calmo e tranquilo depois que as coisas não acontecem do seu jeito? 

___11. É difícil ver a oportunidade em uma situação difícil? 

___12. Você costuma repetir os arrependimentos do passado várias vezes em sua mente? 

___13. É difícil impedir que sua mente divague quando se concentra em uma tarefa? 

___14. Você costuma desejar estar em outro lugar quando está envolvido em uma tarefa? 

___15. Você se preocupa muito enquanto dirige, adormece ou conversa com outras pessoas? 

___16. Você tenta afastar com força pensamentos e sentimentos desagradáveis? 

___17. Você costuma ter um pavio curto quando as pessoas não atendem aos seus padrões? 

___18. Você acredita que tudo o que pode dar errado vai dar errado? 

___19. Você acredita que outras pessoas não são confiáveis? 

___20. Você evita ou deixa de pensar em pensamentos ou preocupações negativas? 

Sua idade de estresse fornece um esboço em miniatura de como o estresse e os sucos de cortisol que você produz podem afetar sua saúde, mesmo tirando anos de sua vida. Para calcular a idade do estresse, comece com a idade real. Em seguida, para as perguntas de 1 a 10, subtraia um ano para cada resposta sim e adicione um ano para cada resposta não. Para as perguntas 11 a 20, subtraia um ano para cada resposta não e adicione um ano para cada resposta sim. O resultado é a sua idade de estresse.  

 O artigo ressalta que este questionário é apenas um esboço em miniatura para identificar certos padrões de pensamento que podem aumentar seu nível de estresse. Não é clinicamente preciso ou pretende medir cientificamente a duração dos seus telômeros. 

Reduza seu estresse e recupere sua juventude 

Sua idade de estresse fornece um esboço em miniatura de se você é mais velho ou mais novo que sua idade cronológica. Pontuar uma idade maior que a sua mostra como o estresse e os sucos de cortisol que você prepara podem afetar sua saúde, até mesmo tirando anos de sua vida, diz a publicação.  

Além de reforçar um estilo de vida saudável (rotina de exercícios, sono amplo e ingestão de alimentos saudáveis), os pesquisadores explicam que a atenção plena ou a percepção do pensamento promovem a resiliência ao estresse.  

Você pode seguir os conselhos dos neurocientistas prestando atenção em 5 maneiras de usar sua mente e adicionar anos à sua vida e carreira, sugere o artigo. A conscientização do pensamento aumenta os telômeros, determina quanto estresse você tem e faz a diferença do nível de estresse envelhece você ou trunca sua carreira: 

1. Aprenda a observar e regular sua raiva e hostilidade 

Pergunte a si mesmo se você está atribuindo motivos falsos ou tirando conclusões precipitadas sobre as intenções dos outros. Comece a prestar atenção na frequência com que difama as pessoas, personaliza demais as situações ou se torna vítima das circunstâncias, reagindo a situações que podem ser simplesmente eventos aleatórios. 

2. Ao cultivar uma visão mais otimista, você promove a resiliência ao estresse 

Observar o lado positivo de uma situação negativa ou a oportunidade na dificuldade tem o potencial de prolongar seus telômeros e estender sua juventude até sua trajetória de carreira. 

3. Manter o foco no presente  

Em vez de refletir sobre o que já aconteceu (no passado) ou sobre o que pode acontecer (no futuro)nenhum dos quais você possa mudar de qualquer maneira – mantém os níveis de estresse baixos, o torna mais eficaz em seu trabalho e contribui para uma vida mais feliz. 

4. Procure se livrar de emoções negativas 

Em vez de evitar pensamentos negativos ou desagradáveis, preste testemunho sem reagir a eles através da meditação da atenção plena e traga sua mente para o momento presente.

Você pode ter uma visão desapaixonada e panorâmica, observando pensamentos desagradáveis com curiosidade, da mesma forma que pode observar uma mancha em sua mão, e os pensamentos negativos geralmente se dissipam. 

5. Fortaleça a mente 

Quando você mantém sua consciência no momento, sua presença de espírito mantém você estressado e totalmente imerso em seu trabalho. Você é capaz de pensar de maneira consciente e produtiva de maneira alerta, ativa e calma.

Uma mente centrada no presente pode contribuir para prolongar seus telômeros, sua fonte de juventude e uma carreira plena e feliz. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.