Você deve começar a ir a conferências de negócios novamente?

Pode parecer que a pandemia está acabada, mas não está

Author Photo
11:21 am - 04 de julho de 2022
avião, avião decolando, decolagem, turismo Foto: Shutterstock

Nos anos 2010, eu fazia em média quase 100.000 milhas por ano em viagens de negócios. Fui a inúmeras conferências sobre Linux, código aberto e nuvem. Quando a Covid-19 chegou, passei de voar pelo país e para a Europa a cada poucas semanas para dirigir até o supermercado a cada poucas semanas. Agora, estou de volta à estrada – e no ar – novamente. Até agora, em 2022, estive em Boston, Valência, Espanha e Austin a trabalho. Espero finalmente chegar a Dublin, na Irlanda, e a vários lugares nos EUA antes do final do ano.

Então, eu recomendo viajar a negócios novamente? De jeito nenhum. Não é seguro lá fora. Realmente não é. Só parece seguro.

Os serviços de saúde pública em muitos países simplesmente não estão mais medindo os casos com precisão. É como colocar uma venda nos olhos enquanto você está dirigindo pela estrada e acreditando que já que você não pode ver os outros carros, você está seguro.

Como o epidemiologista Michael Osterholm disse ao The Washington Post: “Provavelmente há mais transmissão de SARS-CoV-2 nos últimos 30 dias do que em qualquer período de 30 dias em toda a pandemia”.

Um lembrete rápido: mesmo que não mate, a longo prazo a Covid pode realmente atrapalhar você. Um estudo recente descobriu que a Covid pode deixar sintomas cognitivos duradouros. Ou, em inglês, como disse o San Francisco Chronicle, “Covid mantém o cérebro nublado por pelo menos meio ano: sintomas como fadiga, dores de cabeça, comprometimento da memória e diminuição da concentração por até seis meses após um caso leve ou moderado… apenas um terço disse que eles foram completamente resolvidos em [seis meses]. Nenhuma pessoa do estudo tinha condições neurológicas pré-existentes”.

Eu vivo pela minha inteligência. Não posso me dar ao luxo de passar meio ano sendo mais confusa do que já sou. (Essa é uma das razões pelas quais acompanho o que realmente está acontecendo com a Covid-19 através do boletim Pandemic Roundup, de Violet Blue. Ela é uma amiga; e este é um bom guia para o que está acontecendo.

Porque eu vivo acompanhando as notícias, tenho andado na estrada. Estou escrevendo isso em um hotel de conferências em Austin, no Open Source Summit. Mas estou quadruplamente vacinada e estou usando uma máscara N-95. Este evento, como o KubeCon, em Valencia, insiste que todos nós sejamos vacinados, usemos máscaras e tenhamos nossa temperatura medida apenas para entrar. Febre alta? De volta ao seu quarto de hotel e boa sorte.

A Cloud Native Computing Foundation (CNCF), que administra o KubeCon, rastreou os resultados da Covid-19 de seus participantes. Eles descobriram que 121 pessoas das, aproximadamente, 7.000 que estavam no evento (foi grande!) tiveram testes positivos. Isso representou cerca de 1,7% do total de atendimento presencial. Longe de ser perfeito, mas não é ruim.

E as reuniões que não eram tão restritivas? Foi feio.

A Sociedade de Medicina de Emergência Acadêmica (SAEM), que realmente deveria saber melhor, realizou sua reunião anual pessoalmente em Nova Orleans em maio. Algo entre 18%-67% de seus 3.000 participantes testaram positivo.

Eu nunca iria a esse evento. Não é um tema sobre o qual escrevo. Mas eu considerei ir à Conferência RSA de São Francisco. Então olhei mais de perto. Os números da Covid-19 de São Francisco aumentaram e, embora a RSA possa levar a segurança a sério, não estava levando a Covid a sério. O uso da máscara não era exigido. Eu o ignorei. Ainda bem que fiz.

Foi declarado um evento de superdisseminação.

Finalmente, tenho mais uma razão indireta para renunciar a viagens de negócios no futuro próximo. As companhias aéreas estão cancelando voos para a esquerda, para a direita e para os lados; milhares de voos foram cancelados nas últimas semanas. Muitas pessoas que conheço não conseguiram chegar a Austin como resultado, ou chegaram aqui com horas de atraso.

Um problema é que as companhias aéreas não têm pessoal suficiente. (Eles demitiram muitas pessoas durante a pandemia.) Outro é que muitos pilotos, comissários e equipe de terra não estão vindo porque estão com Covid-19. Lembra quando aquele juiz, em meados de abril, basicamente encerrou o mandato federal do uso de máscaras em aviões? E quase imediatamente, todas as companhias aéreas abandonaram os requisitos de máscara?

Eu me pergunto se pode haver uma ligação entre pessoas que não usam máscaras em aviões e funcionários de companhias aéreas que sofrem com a Covid. Você acha que pode haver uma conexão?

Então, enquanto eu ainda estiver na estrada ou no aeroporto indo para feiras que sabem fazer a coisa certa, eu serei a pessoa que ainda usa máscara, geralmente ao lado de um assento vazio. Para o resto de vocês? Fique em casa. Você ficará feliz por ter feito isso.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.