Vivo lança solução de Big Data para combater fraudes em finanças e varejo

Author Photo
10:00 am - 13 de junho de 2019

A Vivo Empresas, segmento B2B da Telefônica Brasil, anunciou nesta semana, durante o CIAB 2019, em São Paulo. uma nova solução de Big Data desenvolvida para o mercado financeiro e varejista. Chamada de Antifraude, a ferramenta visa reduzir risco de falsidade ideológica ao checar a veracidade das informações declaradas pelos clientes no momento da solicitação de crédito ou compra de serviços e produtos, segundo a companhia.

Para isso, a solução fornece uma classificação da veracidade das informações cadastradas, comparando-as com os dados da base e da rede da Vivo que hoje conta com 73.5 milhões de acessos móveis. No momento do cadastro é necessário o consentimento formal do cliente para a realização da consulta, e todo esse processo é feito de forma que nenhum dado seja compartilhado, uma vez que é apresentado um resultado no formato de score.

Na prática, afirma a Vivo, os clientes corporativos da empresa contarão com uma solução que melhora a análise de riscos de fraudes e diminui as perdas com falsidades ideológicas, analisando uma série de variáveis, por exemplo, número do telefone, CPF e endereços.

A companhia também destaca que o serviço possui alta escalabilidade para processar grandes volumes de dados com baixa latência e APIs para simples integração. A mecânica é baseada no método consulta-resposta que compara e valida dados de consumidores utilizando como informação de entrada o número do celular ou CPF, com o objetivo de melhorar as taxas de conversão e aprovações de aplicações de produtos ou serviços visando a redução de fraudes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.