Vivo e Mozilla lançam celular e querem novos clientes

Author Photo
10:44 pm - 14 de outubro de 2014
Vivo e Mozilla lançam celular e querem novos clientes
A Vivo, em parceria com a Mozilla, divulgou nesta terça-feira (14/10), durante a Futurecom, realizada em São Paulo, o novo modelo de smartphone da companhia, que virá com o sistema operacional Firefox OS. Desenvolvido para atender às necessidades dos usuários que estão migrando para um smartphone pela primeira vez, o novo modelo é a aposta das companhias para continuar expandindo o sistema.

O diretor de tecnologia e vice-presidente de dispositivos móveis da Mozilla, Andreas Gal, celebrou o lançamento do Alcatel Onetouch Fire C. O aparelho é o 12° a utilizar o sistema operacional desenvolvido pela organização, que está focada em tornar-se uma opção mais flexível para os usuários, em um mercado segmentado pelos sistemas operacionais Android e iOS, desenvolvidos pelo Google e Apple, respectivamente. 

“Como esses sistemas operacionais são desenvolvidos por empresas que visam obter lucro, eles busca, a fidelização do cliente. Basta notar, um usuário da Apple dificilmente troca de aparelho, pois já tem diversos aplicativos comprados compatíveis apenas com aquele sistema operacional, ficando preso aos dispositivos da companhia. Isso é ruim para o mercado e para a inovação”, acredita Gal.

Por usar padrões abertos de web, qualquer pessoa pode criar aplicativos e implementar os mesmos padrões, dando diferentes opções para o usuário. O executivo destaca que, devido a esta característica, o cliente não fica restrito a uma marca específica, podendo migrar suas aplicações para qualquer dispositivo. Gal também destaca a autonomia que os desenvolvedores possuem ao trabalhar com o Firefox OS.”O Google fornece os softwares para criação e mantém regras rígidas quanto aos padrões, dando pouca flexibilidade para inovações.”

Segurança

Devido aos recentes escândalos envolvendo vazamento de dados, a preocupação com a segurança não foi deixada de lado pela companhia. Gal afirma que a segurança do sistema operacional é baseada nos conceitos utilizados para o navegador de desktops, que tem como princípio que nenhum site é confiável. A partir desda abordagem, tudo que o celular precisar acessar e que tenha relação com dados do usuário precisará de autorização para que seja realizado. 

“Vamos imaginar um aplicativo como os de compartilhamento de tela. Mesmo que você abra o aplicativo, ele não irá compartilhar nenhuma informação sua sem autorização para que o procedimento seja realizado. Nossa intenção é fornecer ao usuário o maior controle possível sobre os seus dados compartilhados”, conclui Gal. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.