Virtual Educa abre oportunidades para TI brasileira no exterior

Author Photo
6:56 pm - 01 de julho de 2016
Virtual Educa abre oportunidades para TI brasileira no exterior

Sob a marca Brasil IT+, que identifica o setor de TI nacional no exterior, seis empresas brasileiras integraram a delegação que representou o País na semana passada no Virtual Educa, importante evento voltado à discussão de assuntos relacionados à educação, inovação e tecnologia.

A presença brasileira no evento, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) na cidade de San Juan, em Porto Rico, ocorreu uma vez mais no âmbito do projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI, desenvolvido em parceria pela Softex com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.

Exportando suas soluções desde 2007 para mais de 20 países e com produtos disponíveis em 13 idiomas, a P3D desenvolve softwares educacionais em realidade virtual para escolas públicas e privadas nas disciplinas de Biologia, Geografia e Química. “Nossa primeira participação no evento foi em 2011. Os países da América Latina, da América Central e do Caribe são mercados-alvo potenciais para nós, daí o nosso interesse em comparecer regularmente à mostra e, assim, dar continuidade ao projeto de mapeamento de oportunidades nesta região”, explica Mervyn Lowe, presidente da P3D.

Duílio Monroy, gestor de projetos e assessor da presidência da Telebras, e Luis Breda, diretor do SENAI Bahia, acompanharam a delegação brasileira junto com o presidente da Softex, Ruben Delgado. Durante o evento, Duílio Monroy apresentou o Programa Minha Escola mais Inteligente para conexão das escolas públicas urbanas e rurais brasileiras com banda larga de qualidade enquanto Breda detalhou o modelo de educação profissionalizante executado pelo SENAI.

Na análise de Ruben Delgado, presidente da Softex, “esse tradicional encontro da OEA tem a proposta de disseminar ferramentas eficazes voltadas à educação como uma forma de redução das desigualdades sociais, e as empresas brasileiras participantes contam em seus portfólios com soluções que podem dar uma contribuição efetiva nesse esforço”. Ele lembra ainda que o Virtual Educa gera reais oportunidades de negócios e também apresenta as principais tendências e demandas desse segmento.

Após a solenidade de abertura, que contou com a presença de Rafael Román Meléndez, secretário de Educação; Javier Rúa Jovet, presidente da Junta Regulamentadora de Telecomunicações; Ideli Salvatti, Secretaria de Acesso a Direitos e Igualdade da OEA; Carlos Lugo, Ministério da Educação da Colômbia; e Marisol Espinoza, vice-presidente do Peru; o presidente da Softex participou da reunião anual do Patronato, órgão de apoio institucional ao evento, integrado por representantes de diversos países membros da OEA e representantes das principais entidades públicas e privadas da América Latina. O objetivo foi promover a troca de informações sobre políticas públicas em desenvolvimento na região buscando alcançar a inclusão através da inovação na educação por meio de ações multilaterais.

Como parte da programação de palestras do Virtual Educa 2016, Ana Beatriz Pires, gerente de projeto da Softex, participou do painel “Experiências de incentivo à aprendizagem”, destacando os resultados positivos alcançados pela inovadora plataforma de ensino a distância (EAD) Brasil Mais TI que contabiliza atualmente mais de 220 mil estudantes cadastrados e mais de 450 mil cursos em andamento.

“Estimular o jovem a seguir uma carreira na área de TI é um desafio mundial e nós podemos auxiliar outros países a replicar o sucesso do Brasil Mais TI compartilhando nossa expertise em atrair estudantes, empresas e em compreender em profundidade tanto esse público como também o mercado”, analisa Ana Pires, acrescentando o interesse já manifestado pela Colômbia, Peru e Chile em levar a plataforma para seus países com o apoio da Softex.

A edição 2016 do Virtual Educa recebeu, contou com 10.650 visitantes presenciais, outros 12.450 virtuais de 44 países. No ano que vem, o encontro terá como país-sede a Colômbia.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.