A videocolaboração no dia a dia

Author Photo
12:00 pm - 14 de novembro de 2017
videocolaboração videocolaboração

Uma das qualidades mais exigidas do profissional de sucesso moderno é estar no lugar certo, na hora certa. Em um mundo cada vez mais congestionado, isso pode ser complicado, além de estressante. Quem já teve que cancelar compromissos por problemas de deslocamento sabe o que estou dizendo. Eu já estive deste lado, e por isso decidi adotar a tecnologia para sair desse ambiente tão desgastante. Hoje, a videocolaboração está presente no meu dia a dia, em várias situações.

Pegue, por exemplo, um dia meu de trabalho. Logo pela manhã, faço uma reunião de equipe, ainda de casa utilizando uma ferramenta via webRTC. Chegando na empresa, uso nossa sala de telepresença para reunir equipes em localidades remotas, sem perder o benefício da interação em grupo, que é tão importante para a compreensão do que acontece no local. Mesmo sem estar presente fisicamente, consigo sentir a energia da equipe, e isso me capacita a tomar as melhores decisões.

Logo depois, eu me conecto com clientes de forma individual, em qualquer plataforma que eles estejam usando, de forma rápida e simples, via browser. O processo é bem simples: o cliente recebe uma notificação com o link que deve acessar. Ao clicar, nosso contato é estabelecido instantaneamente, sem precisar abrir aplicativos ou inserir senhas. Com isso, finalizo uma manhã produtiva, realizando atividades que me tomariam muito tempo em deslocamentos, sem sair do meu escritório.

No horário do almoço, aproveito para almoçar com um cliente, já que o relacionamento pessoal não deve ser deixado de lado. A parte da tarde é dedicada a reunir uma grande audiência, para transmitir uma estratégia, utilizando ferramentas de webcasting. Dessa forma, posso transmitir a mensagem e permitir interações via chat, o que me dá a liberdade de escolher o melhor momento para responde-las. Normalmente, deixo um tempo reservado no final das transmissões para a interação com o público.

Com o tempo que economizei, consigo me dedicar à outras tarefas, como responder e-mails, fazer planejamentos e definir estratégias. E ainda finalizo o meu dia com a sensação de produtividade, cumprindo todas as minhas rotinas de trabalho.

Além disso, fico com a minha consciência ambiental tranquila, contribuindo para a redução das emissões de CO2. Mas o maior benefício é chegar em casa a tempo de jantar com a minha família e dedicar um tempo de qualidade à ela.

Hoje, a tecnologia nos dá várias possibilidades, e cabe a nós decidir a melhor maneira de utilizá-la. As interações pessoais são importantes e não devem ser deixadas de lado, por isso mesclar atividades presenciais e via videoconferência foi a melhor maneira que encontrei para otimizar o meu tempo e manter minha vida profissional e pessoal em equilíbrio.

 

Por Renato Batista, presidente da NetGlobe

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.