VIAW acena para corporativo com mais comunicação e menos custos

Em 60 projetos da consultoria, houve 36% de redução de custos e economia de R$ 1,2 bilhão

Author Photo
9:30 am - 16 de fevereiro de 2018
VIAW

Com a transformação digital exigindo cada vez mais alta conectividade e troca de dados, os custos com a comunicação se tornaram preocupantes para as empresas. Atenta a esse desafio, a VIAW, consultoria especializada em redução de custos, avaliação e melhoria da governança dos contratos dos serviços de Telecom e TI, intensificou os trabalhos para atender a essa demanda crescente no País.

De acordo com Nelson Reis, sócio da VIAW, as despesas com telecomunicações [telefonia fixa, móvel e comunicação de dados] estão entre as dez linhas de custos mais elevadas nas corporações. “Com a responsabilidade de manter rentável o negócio e estar à frente da concorrência, elas não têm como focar adequadamente na avaliação desses custos. Nossa missão é fazer isso por elas”, diz o executivo que foi vice-presidente de Vendas da EDS/HP Brasil e diretor-geral Comercial da Telefônica Empresas.

Um importante diferencial da VIAW, apontado por Reis, é que a empresa foi criada há dez anos por executivos experientes, que construíram suas carreiras em importantes companhias de telecomunicações do País [Telemar/Oi, da Net Serviços e da Globo Cabo] com o objetivo de avaliar a melhor estrutura contratual para serviços de telefonia fixa e móvel, comunicação de dados e tecnologia da informação.

“Nossa experiência nos proporciona excelência nessas avaliações, dando às empresas a possibilidade de eliminar custos mais altos do que as suas reais necessidades. Reavaliamos seus contratos junto às operadoras, obtendo, em média, 36% de redução de custos, com evolução nos níveis de serviços e melhores práticas de contratos. Em uma média de 60 projetos avaliados, foram obtidos 36% de redução de despesas e uma economia de R$ 1,2 bilhão”, relata Reis.

A área de TI poderia fazer esse trabalho, avalia. “Mas no momento precisam estar focados em outras frentes, alinhando a empresa às exigências do Digital e superando outros desafios da Nova Economia. Então, entramos em cena como parceiros.”

Atuação ampla e detalhista

O trabalho da VIAW, de acordo com Reis, é amplo e engloba avaliação de qual operadora está com a proposta mais consistente. “Há operadoras que podem oferecer uma tarifa baixa, mas pega o cliente em outro ponto. Somos muito detalhistas em mostrar para o cliente que aquela proposta, aparentemente boa, na verdade, é ruim para ele”, explica.

A empresa reavalia contratos de serviços de voz corporativa, número único, 0800, telefonia móvel, automação da força de vendas, rastreamento de frotas e comunicação de dados, redes MPLS, redes de satélites e uma parcela de serviços de tecnologia da informação.

Além disso, realiza diagnósticos e sugere caminhos, após análise da oferta, mostrando pontos críticos que muitas vezes não são observados por desconhecimento de regulamentação e características no setor. E ainda monitora mensalmente a fatura durante todo o período do contrato.

A equipe técnica da VIAW inclui um time de especialistas em Telecom e TI com competências multidisciplinares. Entre as qualificações estão domínio de aspectos técnicos e financeiros, negociação de contratos, gestão de projetos e desenhos de modelos de governança. Há também conhecimento dos aspectos jurídico e regulatório, com advogados que vieram de operadoras e que acompanham todas as novas regulamentações do setor.

Tecnologia de plantão

A VIAW conta com sistema próprio para uma gestão eficaz de contratos, sob a óptica de custos, governança e identificação de oportunidades de melhoria. A Solução Smart é um Sistema de Análise de Negócios com dados históricos de negociações praticadas no mercado – preço, portfólio e SLA – para os serviços de Telecom e TI.

O sistema gera diagnósticos da situação atual e do perfil de consumo, realiza simulação de cenários, identifica inconsistências entre a fatura e o contrato, além de oportunidades de redução de custos. Além disso, monitora e audita se as operadoras cumprem as condições financeiras acordadas, processa e identifica cobranças indevidas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.