Verkada é alvo de ataque hacker e tem 150 mil câmeras de segurança expostas

A startup estadunidense Verkada, que fornece câmeras de segurança para o monitoramento em nuvem de ambientes corporativos, foi alvo de um ataque hacker de larga escala.
Segundo uma reportagem da Bloomberg, o ataque resultou no acesso dos atacantes a mais de 150 mil câmeras da empresa.
Leia também: Abordagem de segurança deve ser unificada e aberta, diz líder da IBM
Os dispositivos hackeados incluem câmeras em escolas, hospitais e prisões. Tesla, Cloudflare e Equinox também estão entre as companhias tiveram imagens ao vivo vazadas através de câmeras da Verkada.
À publicação, Tille Kottman, membro do coletivo hacker responsável pelo ataque, afirmou que o objetivo da ação foi mostrar como câmeras de segurança em empresas são comuns – e a fáceis de serem hackeadas.
Apesar da escala, o ataque foi considerado relativamente simples, envolvendo o acesso ao sistema da Verkada a partir de uma conta de “super administrador”. Com isso, foi possível aos atacantes acessarem a rede da empresa e as próprias câmeras, incluindo imagens em vídeo de clientes da Verkada.
Em uma nota enviada à Bloomberg, a companhia afirmou que desativou todas as contas de administrador interno para “evitar qualquer acesso não autorizado”. A Verkada disse ainda que sua equipe de segurança interna, além de uma empresa de segurança externa, investigam a “escala e o escopo” do ataque.
(Com informações de Bloomberg)