All Rights ReservedView Non-AMP Version
IT Forum
  • Homepage
  • Notícias
Categories: Notícias

Vendas globais de smartphones desaceleram em 2016 e devem crescer 7%

As vendas globais de smartphones vão continuar em ritmo de desaceleração e deixarão de crescer dois dígitos. Segundo projeções do Gartner, espera-se que a comercialização de smartphones em todo o mundo cresça apenas 7% neste ano, atingindo 1,5 bilhão de unidades. O número representa queda de 14,4% de crescimento quando comparado com 2015. Em 2020, as vendas de smartphones deverão registrar total de 1,9 bilhão de unidades.

“O mercado de smartphones não vai mais crescer nos mesmo níveis que os últimos sete anos”, avalia Roberta Cozza, diretora de pesquisa do Gartner. Ela lembrou que em 2010, as vendas de smartphones registraram seu maior crescimento, chegando a 73%.

As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada

Hoje, o mercado de smartphones atingiu 90% de penetração nos mercados maduros como América do Norte, Europa Ocidental, Japão e Ásia/Pacífico, mostrando clara desaceleração no futuro. Além disso, usuários dessas regiões não estão substituindo ou atualizando seus smartphones como antes.

Segundo Roberta, em mercado maduros, telefones premiuns têm ciclo de vida de dois anos e meio, o que reduz a chance de troca de aparelhos. Em mercados emergentes, o cenário é parecido, girando em torno de 2,2 anos e 2,5 anos.

Com mercados maduros apresentando sinais de saturação para smartphones, o foco da grande maioria dos vendedores é China e Índia, com este último mostrando maior potencial. Segundo o Gartner, a venda de feature phones, ou celulares ‘burros’, somou 167 milhões de unidades na Índia em 2015, ou seja, 61% do total, mostrando que há muito mercado para smartphones.

Next Google inaugura campus de empreendedorismo em São Paulo »
Previous « Aprendizado de máquina ganha impulso com novos chips
Share
Published by
Redação
Tags: smartphone
10 anos ago

    Related Post

  • IA deixa fase de testes e ganha prioridade no mercado brasileiro de software, diz Abes
  • Custos de IA expõem problema de contexto e elevam gastos corporativos, diz Forrester
  • Lenovo nomeia Claudio Stopatto como general manager de ISG para a América Latina

Recent Posts

  • Notícias

IA deixa fase de testes e ganha prioridade no mercado brasileiro de software, diz Abes

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) apresentou nesta segunda-feira (15) a segunda parte…

26 minutos ago
  • Notícias

Custos de IA expõem problema de contexto e elevam gastos corporativos, diz Forrester

O crescimento dos gastos com inteligência artificial (IA) pode estar menos relacionado ao uso dos…

39 minutos ago
  • Notícias

Lenovo nomeia Claudio Stopatto como general manager de ISG para a América Latina

A Lenovo anunciou, nesta segunda-feira (15), a nomeação de Claudio Stopatto para o cargo de…

2 horas ago
  • Notícias

Morre Rege Romeu Scarabucci, ex-integrante do CPqD e do projeto GIGA

Faleceu neste final de semana o pesquisador Rege Romeu Scarabucci. Ao longo de mais de…

5 horas ago
  • Notícias

SURA Brasil moderniza arquitetura de APIs e passa a processar 12 milhões de chamadas mensais

A Seguros SURA Brasil concluiu uma ampla modernização de sua arquitetura de integrações digitais e…

6 horas ago
  • Notícias

Novos executivos da semana: Brasscom, Docusign, Accenture, TeamViewer e mais

O IT Forum apresenta, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e mudanças…

6 horas ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L