Vendas de smartphones crescem mais de 4% no segundo trimestre do ano

Author Photo
10:38 am - 23 de agosto de 2016
Vendas de smartphones crescem mais de 4% no segundo trimestre do ano

Vendas de smartphones para usuários finais totalizaram 344 milhões de unidades entregues no segundo trimestre deste ano, ou aumento de 4,3% com relação ao mesmo período no ano passado, de acordo com o Gartner.

No geral, as vendas de celulares diminuíram 0,5% e apenas dez fabricantes apresentaram crescimento, entre eles as chinesas Huawei, Xiaomi, Oppo e BBK Communication Equipment, além da sul-coreana Samsung. Os cinco principais fabricantes de smartphones juntos continuaram a ganhar market share no segundo trimestre de 2016 – aumento de 51,5% para 54% ano a ano, liderado por Oppo, Samsung e Huawei, disse Gupta.

A Apple apresentou declínio na demanda por dispositivos durante três trimestres consecutivos, o que resultou na redução das vendas em 7,7%.

A demanda por modelos de smartphones premium diminuiu no segundo semestre de 2016, à medida que consumidores aguardam pelo lançamento de novos hardwares, que costumam acontecer na segunda metade do ano, de acordo com Anshul Gupta, diretor de pesquisas do Gartner. “Além disso, o declínio nas vendas de feature phones (menos de 14%) reforçou a queda nas entregas globais de celulares no segundo trimestre”, completa.

A pesquisa aponta, ainda, que todos os mercados maduros – com exceção do Japão – experimentaram uma diminuição na demanda por smartphones, resultando em declínio de 4,9% nas vendas. Em contrapartida, todos os mercados emergentes, exceto a América Latina, registraram crescimento, resultando no aumento de 9,9% nas vendas de smartphones.

No segundo trimestre de 2016, a Samsung ganhou quase 10% de market share em relação à Apple. A Samsung viu as vendas de seus smartphones Galaxy A e Galaxy J competir fortemente com fabricantes chineses. O novo portfólio de dispositivos também ajudou a sul-coreana a recuperar mercado.

A Apple permanece em curva descendente, com declínio de 7,7% no segundo trimestre de 2016, com piores números na Grande China e regiões maduras da Ásia-Pacífico, onde as vendas diminuíram 26%. O melhor desempenho da empresa foi registrado nas regiões da Eurásia, África subsariana, e Europa Oriental, com crescimento de 95% das vendas de iPhone ano sobre ano.

Entre os cinco maiores fornecedores de smartphones, a Oppo apresentou maior crescimento no segundo trimestre de 2016, com 129%. Isto é devido a fortes vendas de seu aparelho R9 na China e no exterior.

Em termos de sistema operacional, Android recuperou participação sobre iOS e alcançou quota de 86% do mercado no período. “O Google está evoluindo sua plataforma Android rapidamente, o que permite aos players Android permanecerem na vanguarda da tecnologia de smartphones”, comenta Roberta Cozza, diretora de pesquisa do instituto.

Diante de um mercado de smartphones altamente comoditizado, o foco do Google é expandir e diversificar a plataforma Android com funcionalidades adicionais, como realidade virtual, permitindo experiências mais inteligentes, e chegar em wearables, dispositivos domésticos conectados, entretenimento em automóveis e TV”, completa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.