Vendas de smartphones caem 12,5% em 2020

Author Photo
11:33 am - 23 de fevereiro de 2021

As vendas mundiais de smartphones caíram 12,5% em todo o ano passado, enquanto que no último trimestre de 2020 as vendas caíram 5% – queda minimizada pelas vendas de mais smartphones 5G e smartphones de nível inferior a intermediário, de acordo com o Gartner. As marcas que tiveram maior participação de mercado nas vendas de smartphones em 2020 foram, respectivamente, Samsung, Apple e Huawei.

“Mesmo que os consumidores permaneçam cautelosos em seus gastos e evitem algumas compras discricionárias, os smartphones 5G e os recursos de câmera profissional incentivaram alguns usuários finais a comprar novos smartphones ou atualizar seus smartphones atuais no trimestre”, disse Anshul Gupta, Diretor de Pesquisa Sênior do Gartner.

A Apple teve um bom desempenho no quarto trimestre graças ao lançamento da série 5G do iPhone 12. O crescimento de dois dígitos durante aquele trimestre levou a Apple a ocupar o primeiro lugar entre os fornecedores globais de smartphones, no quarto trimestre de 2020, com 20.8% de participação de mercado no período. A última vez que a empresa ocupou o topo do ranking foi no quarto trimestre de 2016, de acordo com o Gartner.

Logo atrás da Apple, a fornecedora Samsung atingiu 16.2% de participação de mercado para as vendas de smartphones do quarto trimestre de 2020, seguida das chinesas Xiaomi (11.3%), OPPO (8.9%) e Huawei (8.9%). Outras marcas variadas foram responsáveis por 33.9% da fatia de mercado no período.

Embora a Samsung tenha experimentado um declínio ano a ano de 14,6% em 2020, a queda não foi suficiente para a fabricante perder o primeiro lugar nos resultados do ano inteiro, com 18,8% do mercado global de 2020, segundo o Gartner. A empresa foi seguida da Apple (14.8%); Huawei (13.5%); Xiaomi (10.8%); OPPO (8.3%); e Outros (33.7%).

Em 2020, a Apple e a Xiaomi foram as únicas duas fornecedoras de smartphones entre as cinco principais a apresentarem crescimento nas vendas, segundo o Gartner. A análise também mostrou que a Huawei registrou o maior declínio entre os cinco principais fornecedores, permitindo que a Apple ocupasse o segundo lugar em 2020 no geral.

O Gartner prevê que a crescente demanda por smartphones 5G acessíveis fora da China aumentará as vendas de smartphones neste ano. “Em 2021, a disponibilidade de smartphones 5G de baixo custo e recursos inovadores serão fatores decisivos para os usuários finais atualizarem seus smartphones existentes”, disse Gupta em comunicado à imprensa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.