Veja quatro tendências tech para a indústria em 2021

Investimento precisa ser feito de maneira correta, trazer soluções e oportunidades para dentro de casa, e ter competência suficiente pra sustentar nov

Author Photo
3:00 pm - 04 de fevereiro de 2021
robotização Engineer hand using digital tablet and checking welding robotics automatic arms machine. Augmented reality in intelligent factory industrial with monitoring system software.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 83% dos entrevistados afirmam que precisarão de mais inovação para crescer ou mesmo sobreviver no mundo pós-pandemia. O setor industrial precisa retomar a produção de uma maneira ainda mais ágil, com o objetivo de diminuir todos os impactos negativos que tiveram ao longo do período de crise e isso significa ter mais eficiência e produtividade.

Ou seja, será necessário trabalhar muitos conceitos de automação dentro da indústria como robotização, uso de inteligência artificial para operação, controle de qualidade das linhas de produção e também uma parte focada bastante em eficiência, que é como eu consigo ser mais produtivo ainda dentro da minha indústria.

Neste contexto, algumas tendências ficarão em evidência neste segmento, assumindo um papel essencial em sua recuperação. Veja quais são elas:

Parcerias com startups

A conexão entre indústrias e startups tem sido um dos principais propulsores da inovação no setor. Por meio de programas de aceleração, diversas parcerias têm sido desenvolvidas. Um exemplo disso é o trabalho realizado pela FIEMG Lab , maior hub de inovação aberta de startups industriais do país. A organização é uma iniciativa pioneira do Instituto Evaldo Lodi, de Minas Gerais, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

Robótica avançada

A robótica é uma ferramenta tecnológica que traz segurança, otimização do trabalho, produtividade e melhoria na gestão das indústrias. Por isso, essa tendência tem tudo para deslanchar em 2021. Um exemplo de empresa que pode ajudar com essa questão é a Universal Robots , empresa pertencente a Teradyne, que tem como objetivo tornar a tecnologia robótica acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de braços robóticos industriais flexíveis e colaborativos (cobots) no mercado.

Automação de processos

Automação e digitalização de processos são de suma importância para o mercado para a manutenção corretiva e preventiva. Por meio da Internet das Coisas, a plataforma de gestão da GaussFleet , maior plataforma de gestão de máquinas móveis para mineradoras e siderúrgicas, monitora máquinas móveis em minas e usinas com rastreadores inteligente instalados nas máquinas, geoprocessamento total da planta de operação do cliente e telemetria avançada, oferecendo soluções para melhorar processos, de forma simples e intuitiva a distância para detectar possíveis falhas e anomalias dentro da indústria.

Gestão de energia inteligente

Por meio da tecnologia e do uso de soluções de inteligência artificial, as empresas têm maior controle sobre os gastos de energia e com isso conseguem melhorar a eficiência de processos operacionais e reduzir o consumo nas áreas em que estão ocorrendo um custo maior. Em tempos de crise econômica, esse é um ponto muito importante dentro das empresas, independentemente do seu porte.

A Ledax é um exemplo de empresa que oferece soluções em economia e energia por meio de iluminação LED, geração de energia fotovoltaica e gestão remota de energia e utilidades. Os clientes foco são grandes consumidores de energia, como indústrias, supermercados e clientes comerciais em geral. Suas soluções são customizadas para cada cliente a partir da análise do perfil de consumo e podem gerar economias de até 95% na conta de energia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.