Cinco dicas para transformar seu pitch deck em um investimento de sucesso

A apresentação de slides pode fazer toda a diferença na hora de convencer a plateia de que o sua ideia é incrível

Author Photo
9:46 am - 14 de outubro de 2020
pitch deck dicas

Você sabe o que é pitch deck? Usualmente, chama-se de pitch deck as apresentações de empresas que estão em busca de investimentos para seus projetos e ideias. Mas, a verdade é que se pode elaborar um pitch deck para diversos outros motivos (apresentações, propostas de inovação, etc) — nessas horas, é sempre bom pegar algumas dicas.

Um pitch pode ser comparado a um roteiro de um filme ou de um livro de ficção: traz um vilão (o problema ou desafio enfrentado), um herói (a ideia de resolução de problema), os aliados do herói (time envolvido) e a aventura do herói para derrotar o vilão (forma com que se planeja solucionar o problema). Veja abaixo cinco dicas de Laércio Morato, consultor da Play Studio, consultoria de inovação e venture builder, para criar um ótimo pitch deck para sua apresentação:

O problema – 2 ou 3 slides

Em primeiro lugar deve-se apresentar o desafio enfrentado e qual a sua relevância. Ou seja, introduzir ao público quem é o vilão a ser derrotado. Nesse momento, é muito importante convencer o público que o desafio é real e relevante. Para estruturar a apresentação, prepare 1 slide mostrando qual o tamanho do problema ou da oportunidade: tente buscar informações do tamanho do mercado que se pretende atacar, qual o custo de não resolver o problema apontado, quantas pessoas sua solução irá impactar, entre outros critérios que considerar relevante. Importante trazer dados concretos e a fonte de onde foram coletados.

Pense também, em um slide ilustrando quem é o público consumidor do seu produto ou serviço, qual área da empresa é impactada pelo problema e quais as principais dores enfrentadas. Pode-se ainda, adicionar um slide extra mostrando porque o momento de resolver esse problema é agora. Não é um slide obrigatório, mas importante para o processo de convencimento.

Leia também: Panorama bancário do Brasil começou a mudar com a chegada do Covid-19

A solução – 2 a 4 slides

Nessa sessão, é importante mostrar como será solucionado o problema ou o desafio apresentado. Costuma-se mostrar em 1 ou 2 slides: uma apresentação de um modelo de negócios deve ilustrar qual será a forma de atuação (quais produtos e serviços irá vender) e qual será sua forma de receita. É de extrema importância mostrar uma ligação entre sua solução e a dor dos clientes.

Para projetos é válido mostrar como será estruturado o projeto (etapas) e quais as entregas esperadas em cada uma dessas etapas. Caso esteja apresentando uma solução em andamento, vale trazer um slide contendo dados, histórico ou qualquer informação que dê a sensação de evolução da solução.

Outra parte importante a ser especificada nesse momento, caso haja informações suficientes, é em relação à forma de solucionar o problema. Por exemplo, mostrar o detalhamento da tecnologia a ser empregada, as etapas do projeto, os principais atributos do produto entre outros.

O mercado – 1 slide

O público deve saber onde se dará a épica batalha entre o bem e o mal. Crie um slide mostrando os substitutos à solução proposta. Ou seja, como o público resolve seus problemas atualmente, a quais produtos/serviços eles recorre e de qual concorrente costumam adquirir esse tipo de serviço.

Pode-se mostrar um mapa com os competidores, os processos que a área de sua empresa utiliza atualmente etc. É importante evidenciar, nesse slide, qual o seu diferencial frente às soluções existentes.

O time – 1 ou 2 slides

Prepare um ou dois slides (dependendo do tamanho do seu time) mostrando quem está por trás da ideia, qual o papel de cada um na implementação e porque estão capacitados(as) para desempenhar aqueles papéis. Caso haja investidores, patrocinadores, conselheiros ou qualquer outro tipo de apoio para a ideia/projeto é importante mostrar nessa sessão.

O plano – 2 ou 3 slides

Por fim, deve-se mostrar ao leitor como se dará o plano da esperada batalha. Monte um slide mostrando quais serão seus próximos passos, mostrando o que será feito em uma linha do tempo. Usualmente, mostra-se uma linha de 3 a 5 anos. Assim, deve-se mostrar uma projeção financeira (em 1 ou 2 slides), deixando claros o investimento necessário para tirar a ideia ou projeto do papel, como será utilizado esse recurso e qual o retorno esperado.

Gran Finale – 1 slide

Ao terminar a elaboração da apresentação, vale criar 1 slide resumo para mostrar sua ideia principal. É um slide extremamente relevante que para captar o interesse do seu público. Ele costuma conter uma breve explicação da solução e pode também abordar como será implementada essa solução.

Pense nele como um pequeno resumo da sua história que vai incentivar seu público a continuar atento à apresentação que vem a seguir (da mesma forma que um bom trailer faz com que queiramos assistir ao filme).

Com essas dicas, o seu pitch deck fará toda a diferença na hora de convencer a plateia de que o seu roteiro (sua ideia) é incrível. Lembre-se: a simplicidade pode ser uma aliada e tanto da arte. Assim, coloque o que realmente for necessário em cada tópico e dê destaque às estatísticas, que são importantes para o investidor (o público-alvo). Não se esqueça que o principal objetivo do slide deve ser o de complementar o seu discurso. Este sim precisa ser o protagonista.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.