Veículos híbridos: Toyota atinge 10 milhões de unidades vendidas

Author Photo
12:00 pm - 16 de fevereiro de 2017
Malagrine

Em um setor altamente disputado, a Toyota alcançou a marca de 10 milhões de veículos híbridos comercializados em todo o mundo. A família Prius responde por mais de 60% desse total, com 6,1 milhões de unidades vendidas. Esse feito foi registrado em 31 de janeiro deste ano e sinaliza o avanço da tecnologia híbrida.

A Toyota estima que a utilização de sua frota de veículos híbridos deixou de emitir aproximadamente 77 milhões de toneladas de CO2 e economizou mais de 29 bilhões de litros de gasolina, na comparação com automóveis convencionais de mesmo porte e estilo de condução.

O auxílio na mitigação dos efeitos adversos ao meio ambiente, segundo a Toyota, proveniente dos automóveis, tem sido uma prioridade. A montadora acredita que veículos ecologicamente corretos só podem ter impacto positivo se forem amplamente utilizados.

Popularidade do Prius

Desde a introdução do modelo Prius, em 1997, primeiro automóvel híbrido produzido em massa no mundo, os carros híbridos da marca vêm alcançando larga aceitação e apoio em todo o mundo. Este último marco (de 10 milhões de unidades) foi conquistado apenas nove meses após a Toyota ter celebrado a venda de nove milhões de unidades, em abril de 2016.

Assim como reduzir emissões de gases de efeito estufa tornou-se um problema central para a sociedade contemporânea, a introdução da primeira geração do Prius apresentou ao mundo a resposta da Toyota às questões relacionadas com o meio ambiente no século XXI.

A quarta geração do Prius, que chegou ao Brasil em junho de 2016, tornou-se o primeiro veículo a ser construído sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), com foco na eficiência e desempenho ambiental, no entanto, sem deixar de entregar alta performance e prazer de condução.

No Brasil, a Toyota e a Lexus contam, cada uma, com um representante no mercado híbrido. O Toyota Prius chegou à liderança do segmento de híbridos no País ao atingir 485 unidades vendidas no ano passado. Este total representa um aumento de aproximadamente 128% em relação a 2015. Desde que o modelo começou a ser vendido em território nacional, no início de 2013, foram vendidas 1.139 unidades.

O Prius é comercializado no Brasil por R$ 126.600, sendo, hoje, o automóvel híbrido mais acessível à venda no mercado nacional. O veículo oferece, entre outras inúmeras vantagens em termos de conforto e dirigibilidade, alto índice de eficiência de combustível no ciclo urbano, chegando a 18,9 km/l (segundo dados INMETRO), o que faz dele o modelo mais econômico no território brasileiro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.