Veeam anuncia novidades para gerenciamento de dados em nuvem e marketplace

A Veeam anunciou hoje, durante evento online, uma série de novidades para soluções em backup de dados e computação em nuvem

Author Photo
4:03 pm - 18 de junho de 2020
nuvem dados veeam nuvem dados

Um dos destaques anunciados durante o VeeamON é a nova versão do Veeam Backup for AWS v2. A solução, lançada originalmente no final de 2019, fornece backup e recuperação Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) nativos da AWS. O produto pode ser implementado como uma solução autônoma de backup e recuperação de desastres da AWS para backup de AWS para AWS ou integrado à Plataforma Veeam, possibilitando portabilidade de dados para backup ou migração para ambientes virtuais ou físicos.

Danny Allan, CTO da Veeam, diz que “os esforços da empresa para o desenvolvimento de novas versões sempre foram guiados com base no feedback da nossa forte comunidade de usuários e parceiros, e essa versão mais recente do Veeam Backup for AWS não é diferente. Lembramos continuamente a nossos usuários e parceiros que é responsabilidade do cliente garantir que seus dados estejam protegidos, sejam armazenados no local ou na nuvem – e ainda mais agora quando os dados têm mais valor do que nunca.”

A nova versão da solução inclui novos recursos e aprimoramento de alguns já existentes, como recuperação de desastres da AWS para proteção contra interrupções regionais; integração com API de rastreamento de bloco alterado para reduzir as janelas de backup; snapshots e backups de aplicativos do Amazon EC2 sem desligar ou desconectar os volumes anexados do Amazon EBS, e API RESTful pública para conectar aplicativos e fluxos de trabalho externos para gerenciamento da plataforma.

Gerenciamento de dados

A companhia anunciou também o lançamento da terceira versão do Veeam Availability Orchestrator e do DR Pack, que oferecem às empresas uma solução de planejamento e conformidade de Recuperação de Desastres. “Um dos principais focos da VeeamON nesta semana tem sido a criticidade dos dados para o sucesso dos negócios à medida que nossos clientes passam por uma rápida transformação digital”, diz o CTO.

As novas ferramentas facilitam a Recuperação de Desastres e backups, eliminando processos manuais e repetitivos. O DR Pack agora inclui todas as cargas de trabalho nos processos de recuperação de dados, não apenas áreas consideradas essenciais. A nova versão oferece suporte à orquestração de recuperação para snapshots do NetApp ONTAP, através da recuperação de backups e réplicas da Veeam e replicação baseada em matriz. As plataformas estarão disponíveis nos próximos 30 dias.

Microsoft Office 365

Com o aumento da força de trabalho das empresas em home office, o  uso do Microsoft Teams aumentou para mais de 75 milhões de usuários ativos diários. O Veeam Backup para Microsoft Office 365 v5 visa este público, permitindo que usuários restaurem documentos e arquivos na plataforma da Microsoft. A atualização estará disponível para os clientes no terceiro trimestre de 2020.

“A Microsoft não fornece backup abrangente dos dados do Office 365, mas a Veeam sim. Preservar dados históricos de e-mail é extremamente importante. Enviamos contratos por e-mail a clientes há anos, portanto, manter históricos nos permite responder se um cliente nos perguntar sobre um contrato. Os dados do SharePoint e do OneDrive também são importantes – eles contêm informações para fins fiscais”, afirma Johan Logtenberg, gerente de projetos de TI da Hollander Techniek, cliente da Veeam.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.