Valor para os negócios e otimização de custos são prioridades de CIOs

Segundo Gartner, líderes de TI precisam reinvestir no crescimento e na transformação para se diferenciar

Author Photo
8:13 am - 22 de março de 2018

As prioridades da TI na maioria das organizações agora está focada em otimização de negócios e não em corte de , de acordo com pesquisa recente do Gartner. Os entrevistados revelaram que seu principal critério para selecionar prioridades de otimização de custos é o valor para os negócios ou seus benefícios.

“As descobertas da pesquisa destacam como a otimização de custos se tornou disciplina contínua, focada nos negócios, imulsionando os gastos e a redução de custos, enquanto maximiza o valor comercial”, avalia Stewart Buchanan, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

“Não é suficiente simplesmente reduzir os gastos com TI; os CIOs precisam reinvestir no crescimento e na transformação para gerar mais valor. Aqueles que não participam da otimização correm risco de ter decisões de economia impostas por uma organização consultora com menos conhecimento de TI ou oportunidades de tecnologia digital.”

A pesquisa descobriu que a maior lacuna entre os líderes de sucesso e os de baixo desempenho está nas três áreas mais difíceis: limitar a demanda de negócios, negociar com os negócios e racionalizar os portfólios de aplicativos.

De frente com o digital

O levantamento analisou como mudou nos últimos anos o controle de TI em gastos em tecnologia e soluções digitais. Descobriu-se que há duas vezes e meia o número de áreas de TI que ganham controle financeiro do que perdem. Isso reforça a opinião do Gartner de que os departamentos mais bem-sucedidas têm maior probabilidade de confiar na TI para gerenciar seus gastos com TI e tecnologia digital.

Os entrevistados também foram questionados sobre quem gerencia a seleção e aprovação de ideias de otimização de custos. Aqueles com visibilidade tanto do orçamento de serviços compartilhados de TI quanto de todos os gastos digitais em toda a organização informaram que, em média, quase metade de seus gastos com tecnologia digital é paga pelo negócio. Um quarto é pago pelo orçamento de TI.

“Como seria de se esperar, os CIOs têm mais influência sobre seleção e aprovação de oportunidades de otimização de custos nos serviços compartilhados de TI”, disse Buchanan. “Curiosamente, os CIOs que se concentram nas oportunidades de negócios digitais têm maior responsabilidade pela otimização de custos do que aqueles que não. Isso sugere que os CIOs começam a exercer influência sobre a seleção e aprovação de ideias de negócios digitais para otimizar os custos de negócios”, finaliza.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.