Vagas de emprego para trabalhar com metaverso caem 81%

Pesquisa revela que queda acompanha outras retrações no mercado de tecnologia

Author Photo
9:29 am - 03 de agosto de 2022

Os anúncios de empregos para trabalhar com metaverso caíram 81% entre abril e junho deste ano, de acordo com a Revelio Labs. Após ter um crescimento vertiginoso com o rebranding do Facebook no fim do ano passado, a queda coincide com uma desaceleração mais ampla no setor de tecnologia, que provocou demissões e congelamentos de contratações. As vagas de emprego em centros de tecnologia como São Francisco e Austin, no Texas, caíram 8,4% nas últimas quatro semanas, de acordo com o site de empregos Indeed.

A grande aposta do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em realidade virtual e outras tecnologias imersivas e nascentes incentivou empresas de todos os tipos a procurar especialistas nesses campos, o que pode ter criado “hype de curta duração do lado da demanda”, de acordo comJin Yan, economista do Revelio Labs.

Agora, conforme os empregadores recalibram suas necessidades de contratação e orçamentos trabalhistas em meio a preocupações crescentes de uma recessão, esse hype ficou cara a cara com uma realidade sóbria e totalmente não virtual.

Zuckerberg disse, na teleconferência de resultados da Meta essa semana, que está “diminuindo o ritmo” dos investimentos de longo prazo devido ao déficit de receita e reduzindo os planos de contratação. A Apple Inc., rival emergente da Meta no espaço de realidade virtual, disse na quinta-feira que seria “mais deliberada” em seu recrutamento. Enquanto isso, a Alphabet Inc., controladora do Google, que se esquivou de grandes declarações futuristas sobre a próxima iteração da internet, mas está se movendo rapidamente em áreas como realidade aumentada, também desacelerou as contratações.

Embora os empregos em tempo integral no metaverso tenham se tornado mais escassos, o número de trabalhos freelancer para serviços como desenvolvimento de avatar e design 3D, mais do que quadruplicou, segundo a empresa Fiverr International.

*Com informações da Bloomberg

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.