Usuários estão dispostos a pagar mais por 5G, diz estudo

Author Photo
1:31 pm - 10 de agosto de 2017

Três a cada quatro pessoas estão dispostas a pagar mais pelas capacidades móveis da tecnologia 5G, aponta estudo do Gartner. Embora a maioria dos entrevistados pense que suas organizações estarão preparadas para pagar mais por 5G, apenas 8% esperam que o 5G possa economizar custos ou aumentar as receitas.

O estudo aponta que a tecnologia é vista principalmente como uma evolução da rede (59%), e apenas secundariamente como um facilitador do negócio digital (37%). A pesquisa também descobriu que os entrevistados do setor de telecomunicações estão menos convencidos do que aqueles em outras indústrias que o 5G será um impulsionador de receita. “Eles tendem a ver a migração para o 5G como uma questão de mudança de infraestrutura gradual e inevitável, e não como uma oportunidade para gerar novas receitas”, comenta Sylvain Fabre, diretor de pesquisa do Gartner.

Fabre comenta que os usuários que estão na indústria de telecomunicações são mais propensos a estarem preparados para pagar mais do que aqueles em outras indústrias.  “As organizações nos setores de fabricação, serviços e governo, por exemplo, têm menos probabilidades de estarem dispostas a pagar um prêmio para o 5G do que as empresas de telecomunicações, que estão dispostas a pagar um prêmio 5G pelo uso interno”, destaca.

 

Previsões do 5G no mundo

O Gartner prevê que, até 2020, apenas 3% dos provedores de internet móvel no mundo terão lançado redes 5G comercialmente. “Embora os equipamentos de rede comercial compatíveis com padrões possam estar disponíveis até 2019, as implantações comerciais de redes 5G e serviços por IPs antes de 2019 provavelmente usarão equipamentos padrão”, acrescenta Fabre.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.