US$ 120 bilhões foram gastos em aplicativos em 2019

Estudo do App Annie aponta, também, que aplicativos de fintechs foram mais usados do que os de bancos tradicionais no período

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10:00 am - 16 de janeiro de 2020
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Durante o ano de 2019, consumidores do mundo todo baixaram cerca de 204 bilhões de aplicativos (App Store, Google Play e terceiros). Houve crescimento de 45% em comparação com 2016, e de 6% comparado a 2018. No Brasil, o aumento no download de apps nos últimos três anos foi de 40%.

Nos últimos 12 meses, consumidores do mundo todo gastaram US$ 120 bilhões em aplicativos. O valor inclui o preço cheio deles, assinaturas e outras compras dentro dos apps. Houve aumento de 2,1 vezes em relação a 2016.

Jogos foram responsáveis por 72% do valor gasto em lojas de aplicativos. Assinaturas, por outro lado, cresceram de 18% (2016) para 28% (2019). A China segue como o maior mercado, sendo responsável por 40% de toda essa fatia global. Os dados foram divulgados na nova pesquisa anual do App Annie na quarta-feira (15).

Apesar de não ser responsável pela maioria, assinaturas em aplicativos seguem em crescimento. No iOS, 97% dos gastos nos primeiros 250 apps (que não sejam jogos) dos EUA são em assinaturas; 94% destes apps usam o modelo de monetização.

Já no Android (Google Play), 91% do consumo é baseado em assinaturas; dos 250 apps mais populares, 79% usam o modelo de assinaturas.

Outros pontos do relatório ainda destacam que:

  • Em 2019, gastos com publicidade móvel atingiram US$ 190 bilhões, mas devem chegar a US$ 240 bilhões em 2020 (+26%)
  • A média do tempo gasto diariamente em apps é de 3h40, e o brasileiro ficou em terceiro lugar com 3h45
    Indonésia e China lideram esse ranking.
  • Jogos móveis devem ultrapassar US$ 100 bilhões em gastos em lojas de apps em 2020; eles já lideram o consumo global em comparação com PCs e consoles
  • Anúncios em games tiveram aumento de 19% no valor

Brasil dos aplicativos

Finanças: o relatório aponta que aplicativos de finanças foram acessados mais de 1 trilhão de vezes em 2019. Em comparação com 2017, o crescimento é de 100%. O dado é constituído por apps de ações, mobile banking, pagamentos e mais. O Brasil é o terceiro da lista de uso de tais apps, atrás de China e Índia.

Fintechs: aplicativos de startups de finanças foram mais usados do que os de bancos tradicionais em 2019. O número de usuários mensais ativos nestes apps aumentou 20% em relação a 2018; os de bancos aumentaram 15%. O Brasil é o quinto da lista dos que mais usam apps de fintechs – Indonésia, Japão, Rússia e Índia lideram.

Compras: o tempo gasto em aplicativos de compras aumentou, seguindo o engajamento do público. O número de downloads subiu 20% em relação a 2018, ultrapassando 5,4 bilhões. Globalmente, durante a Black Friday, Cyber Monday e duas semanas após, 2,5 bilhões de horas (+40%) foram gastas nestes apps.

No Brasil, durante o último ano, os aplicativos de finanças mais baixados foram:

  • Nubank
  • FGTS
  • PicPay
  • Caixa
  • Mercado Pago

Os aplicativos de compras mais baixados no período no Brasil foram:

  • Mercado Livre
  • Americanas
  • Magazine Luiza
  • AliExpress
  • Wish

Com informações de: App Annie.

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