Unimed Nacional: TI em prol da saúde e do bem-estar

Alinhamento entre TI e negócios deu visibilidade a Humberto Takaharu Shida, CIO da Unimed Nacional

Author Photo
1:00 pm - 21 de dezembro de 2023
Humberto Takaharu Shida, superintendente de TI da Unimed Nacional, durante o IT Forum Salvador Humberto Takaharu Shida, superintendente de TI da Unimed Nacional, durante o IT Forum Salvador (Imagem: GN2 Conteúdo)

A Unimed Nacional definiu novas estratégias para se reposicionar e aumentar a receita em um mercado com margens apertadas de lucro. Uma série de medidas foram adotadas pela companhia para encontrar novos modelos de negócios e transformar a empresa em uma plataforma de saúde e bem-estar. É uma mudança que exige transformação digital da organização e muita agilidade da TI

Para apoiar a companhia nesse desafio, Humberto Takaharu Shida, superintendente de TI da Unimed Nacional, comanda o “Programa Estratégico: transformação de planos para operação de saúde“. O trabalho começou a ser implementado no início de 2022 e aponta rotas alternativas para a organização capturar novos negócios com plataformas digitais. Entre os benefícios gerados pelo “Programa Estratégico”, o CIO menciona a implementação no último ano de 212 projetos, os quais capturaram RS 1,5 bilhão para os negócios.

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

Um exemplo dessas aplicações foi a migração do ERP SAP Hana para a versão SAP Rise em prazo recorde de três meses. Outro destaque foi o uso de robôs com inteligência artificial nos processos de reembolso, regulação e contas médicas para redução de fraudes e desperdícios.

São alguns dos resultados que ajudaram Shida a arrebatar o prêmio de Executivo de TI do Ano 2023, realizado pelo IT Forum, na categoria Saúde.

TI alinhada aos negócios

O “Programa Estratégico” busca novos caminhos para diminuir as pressões por resultados financeiros da operação de planos de saúde. “Esse é um negócio de alto risco com margens apertadas. Quando o setor vai bem, o lucro chega a 1% ou 2%”.

Para ser mais competitiva nesse cenário, a companhia revisou estratégias e no início de 2022 deixou de ser Central Nacional Unimed e passou a ser chamada de Unimed Nacional. A organização também está mudando de operadora de planos de saúde para focar na operação de saúde.

Quando iniciou a jornada de transformação da Unimed em 2020, Shida estruturou sua equipe no formato bimodal, que prega atuação com dois times. Um fica mais focado na TI tradicional e outro pensando em inovação e agilidade nas entregas de soluções novas.

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Edileuza Soares

Edileuza Soares cobre o mercado de TI há mais de 30 anos. Tem experiência em reportagem, redação e edição de textos para mídia impressa e online. Atuou em revistas, jornal diário e sites de notícias em tempo real especializados em negócios, tecnologia da informação e telecomunicações. 

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.