Uma em cada seis tentativas de fraude on-line será via celular

Author Photo
11:25 am - 09 de junho de 2015
Uma em cada seis tentativas de fraude on-line será via celular
Uma em cada seis tentativas de fraude realizadas no Brasil será por meio de celulares. É o que aponta o levantamento feito pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais de diversos segmentos do mercado.

O estudo mostra que cerca de 25% dos varejistas online já utilizam aplicativos móveis como um dos seus canais de venda. Dentre eles, comparando todas as tentativas de fraude on-line, 18% terão como origem um aparelho móvel, valor bem acima dos 7% registrado em 2014.

Considerando as regiões do País, o Sudeste deve ser o maior representante nas tentativas de fraude via celular, com 59%. Em segundo lugar fica o Nordeste, com 24% de tentativas, seguido pelo Centro-Oeste, com 8% das transações indevidas, pelo Norte (com 5%) e pelo Sul (com 4%).

De acordo com Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística ClearSale, o aumento das tentativas de fraude via celular explica-se “pela falta de segurança dos aparelhos, roubo de celulares e o roubo de cartões de crédito, pois com os dados o fraudador consegue fazer a compra rapidamente pelo celular antes mesmo do dono bloquear seu cartão”, diz. “Quanto aos índices por região, a concentração de tentativas de fraude no Sudeste pode ser explicada por ter o maior número de celulares smartphone com conexão a internet nessa região, enquanto que o Nordeste acompanha os altos índices de tentativas de fraude que já ocorrem no on-line como um todo.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.