Um trabalho sem chefes e cargos? Essa é a proposta da holacracia

Sistema, criado por Brian Robertson, propõe uma gestão descentralizada e mais dinâmica de trabalho

Author Photo
3:41 pm - 21 de setembro de 2020
Holacracia liderança

Um trabalho sem chefes e cargos? Essa é a proposta da holacracia, sistema que propõe uma gestão descentralizada e mais dinâmica de trabalho. Ao contrário do modelo tradicional, na holacracia as equipes se organizam por habilidades e os indivíduos trabalham com autonomia.

Esse método de trabalho foi criado por Brian Robertson, que não aceitava o sistema hierárquico tradicional das empresas, composto por chefes e subordinados.

Para ele, as companhias e os profissionais devem apostar no modelo de holacraria para que sejam seus próprios líderes, ganhando agilidade e flexibilidade nas tomadas de decisão.

Sabe aquele chefe que determina tudo? Para Robertson, esse modelo deve ficar no passado. Com a holacracia, ele defende que o resultado dessa abordagem é ótimo para os negócios, possibilitando uma estrutura rápida, focada e inovadora.

No EntreTech, programa de podcast da IT Mídia, o professor e futurista Carlos Piazza falou sobre o conceito, o futuro do trabalho e as competências dos líderes do futuro. Confira!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.