Um quarto das cópias feitas em dispositivos físicos se perde com o tempo

Author Photo
12:13 pm - 21 de maio de 2015
Um quarto das cópias feitas em dispositivos físicos se perde com o tempo
Cerca de um quarto dos usuários que costuma fazer cópias de segurança dos seus dados perdem essas informações, de acordo com estudo realizado pela empresa de segurança Kaspersky Lab. 

Isso porque, o método escolhido talvez não seja o mais correto. De acordo com a pesquisa, realizada em conjunto com a B2B International, a grande maioria dos entrevistados (87%) prefere fazer o backup em meios físicos, como memórias flash ou discos externos – que pode se deteriorar ou sofrer danos com o passar do tempo, facilitando a perda de dados. Apenas 12% dos respondentes mantinham suas cópias na nuvem.

O estudo aponta que a maioria (92%) dos entrevistados mantém informações confidenciais — como correspondência privada, fotos, senhas ou dados financeiros — em seus dispositivos e menos de um terço opta por fazer cópias de segurança para prevenir eventuais perdas. Além disso, 29% dos usuários não tomam qualquer medida de segurança do gênero e 11% admitiram que não pretendem fazê-lo no futuro.

“Optar por fazer backups de forma sistemática, permite tomar conta dos dados de maneira eficaz. Decida quais informações são mais valiosas para você e crie cópias de segurança regularmente. A melhor maneira é manter a informação importante em pastas criptografadas, guardadas tanto em suportes físicos como na nuvem. Isso irá proteger os seus dados mesmo se acontecer algo de extraordinário que leve à destruição de um dos mecanismos de armazenamento dos seus dados”, afirma Elena Kharchenko, responsável pela gestão de produtos para consumidores da Kaspersky.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.