Notícias

Um quarto dos consumidores brasileiros quer fim do dinheiro físico

Quase um terço dos consumidores brasileiros (31%) não carrega mais carteira e faz todos os pagamentos digitalmente. Mais de um quarto (26%) acredita que a sociedade deveria eliminar o uso do dinheiro físico no próximo ano, enquanto outros 31% consideram que isso acontecerá entre três e cinco anos.

Todos os dados fazem parte de um estudo da Ayden, chamado Relatório Varejo 2024, e que aponta que o consumidor brasileiro está cada vez mais adepto aos meios de pagamento digitais. A pesquisa foi realizada pela Adyen em parceria com o Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (Cebr).

Os consumidores do País dizem que preferem métodos mais simples e ágeis para fazer compras online. Cerca de 18% afirmaram que querem concluir transações em poucos cliques, inserindo o mínimo de informações possível.

Leia também: Mobile banking é canal favorito de brasileiros

“O Pix foi um ótimo propulsor de digitalização, acelerando a adoção e a curva de aprendizado do usuário, que passou a experimentar outras tecnologias em sua rotina, como as carteiras digitais e as transações por aproximação”, diz Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil.

Os brasileiros também revelaram que estão à frente da média global quanto se fala em tecnologias de segurança: 30% dos consumidores já utilizam biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial, para autenticar transações online ou presenciais, enquanto globalmente são 18%.

Para a pesquisa foram entrevistados 2.003 consumidores e 518 empresas brasileiras entre 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024.

Papel das empresas

O relatório mostrou que 59% dos brasileiros saem de lojas físicas e 46% desistem de comprar online se não puderem pagar como desejam. E mais de um quarto (27%) dos varejistas brasileiros reconhecem, inclusive, que atender essas expectativas é um desafio.

“Enquanto os consumidores buscam conveniência, cabe às empresas fornecer o que está ao alcance em termos de serviços e métodos de pagamento, alinhados com as preferências do cliente”, diz Migliacci.

De acordo com a pesquisa, as empresas estão se preparando para proporcionar jornadas digitais mais flexíveis. Mais da metade das empresas brasileiras (51%) já aceita pagamentos por meio de carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay ou PayPal, por exemplo. Quase o dobro da média global de 28%.

Além disso, 25% dos varejistas brasileiros permitem checkouts on-line com apenas um clique, também acima da média global, de 19%.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

3 usos de IA que estão mudando o setor de publicidade

A inteligência artificial (IA) tem provocado mudanças significativas no setor de publicidade, oferecendo novas possibilidades…

13 horas ago

Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

As fraudes contra instituições financeiras, tradicionalmente, acontecem quando um terceiro não autorizado assume o controle…

1 dia ago

61% das empresas brasileiras investiram mais de R$ 52 mi em nuvem em 2023

Mais da metade (61%) das organizações brasileiras investiram mais de R$ 52 milhões em nuvem…

2 dias ago

Impulsione sua carreira: 5 cursos e vagas de TI com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

IFS anuncia aquisição da Copperleaf

A britânica IFS, empresa de software corporativo que tem se focado em ofertas de IA…

2 dias ago

Cultura de exclusão impacta produtividade da comunidade LGBTQIAP+

*Por Pamela Sousa e Rafael Romer A promoção de políticas inclusivas que criem ambientes acolhedores…

2 dias ago