Uber lança gravação de áudio de viagens para reportar problemas

Funcionalidade está disponível, inicialmente, em cinco cidades brasileiras e deve ser expandido nas próximas semanas para mais localidades

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5:38 pm - 10 de fevereiro de 2020
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A Uber começa a disponibilizar mais um recurso de segurança nesta segunda-feira (10) para motoristas e passageiros. Trata-se do U-Áudio, que permite a gravação de áudio durante as viagens na plataforma para reportar acontecimentos considerados desconfortáveis.

Inicialmente, motoristas e passageiros de cinco cidades brasileiras terão acesso à funcionalidade: Salvador, Campo Grande, São Luís, Sorocaba e Uberlândia. A iniciativa foi anunciada no mês de novembro junto com uma série de outras medidas para promover viagens mais seguras.

Os arquivos de áudio, gravados pelos próprios smartphones dos usuários e parceiros, poderá ser enviado para a plataforma para análise. Ao término da corrida, ambas as partes poderão relatar algum incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação.

A empresa reforça que os arquivos são criptografados e só podem ser acessados se o motorista ou o passageiro optar por compartilhá-lo. Dependendo da situação, o arquivo de áudio poderá ser usado como forma de punição para o motorista ou usuário envolvido. Os arquivos propriamente ditos ficam armazenados por uma semana, e depois são deletados.

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O recurso foi inaugurado para ajudar em investigações e também pode ser compartilhado com autoridades. Usuários e motoristas receberão uma notificação informando que o recurso já pode ser usado e que estão sujeitos à gravação.

A Uber também aponta que é a única que possui a chave pada descriptografar o arquivo de áudio; tal medida só pode ser realizada se o áudio for compartilhado.

“O U-Áudio é um recurso extra para nos ajudar a entender o que ocorreu durante uma viagem em que algo deu errado. Queremos tomar as medidas apropriadas e esse arquivo pode ajudar nossos agentes de suporte neste processo”, afirma Marcello Azambuja, Diretor da Uber Tech Center no Brasil. “É importante destacar que só conseguimos ouvir o conteúdo quando o usuário ou o motorista nos enviam”, diz o executivo.

A Uber já disponibiliza no Brasil recursos como o U-Código e também o U-Ajuda. Assim como em outros lançamentos da empresa, é esperado que o U-Áudio seja lançado gradativamente para mais cidades.

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