Uber lança ferramenta de segurança para situações de risco

Novo U-Ajuda, apresentado em novembro, passar a ser disponibilizado a partir de hoje (21)

Author Photo
12:59 pm - 21 de janeiro de 2020
uber uber

A partir desta terça-feira (21), a Uber começa a testar uma nova ferramenta de segurança chamada U-Ajuda. Dentro das próximas semanas, motoristas e usuários deverão encontrar a novidade no aplicativo.

O U-Ajuda, anunciado em evento na cidade de São Paulo no mês de novembro, pode identificar eventos raros como paradas longas e não previstas na rota.

Quando um evento do tipo for detectado, o sistema inicia uma checagem automática. Uma mensagem é enviada tanto para o motorista quanto para o usuário com informações sobre como compartilhar a viagem; entrar em contato com a polícia; ou abrir contato com a central de atendimento da empresa.

Assim como o próprio aplicativo, a ferramenta utiliza sensores como o de GPS do smartphone. Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber no Brasil, diz que a tecnologia “pode ajudar a melhorar a segurança de todos que desejam se locomover.”

Marcello aponta que “imprevistos acontecem”, mas que a viagem deve ser tranquila. Para isto, o U-Ajuda dá acesso rápido à ferramentas lançadas nos últimos anos pela companhia.

Durante seu evento de segurança no ano passado, a Uber também anunciou que passageiros e motoristas podem gravar o áudio de suas corridas (U-Áudio). Há também a verificação de documentos e de selfies com o próprio celular (U-Sefie).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.