Uber, Groupon e Airbnb são as startups que mais demitiram durante a pandemia

Author Photo
10:00 am - 08 de julho de 2020

A pandemia do novo coronavírus já levou milhões de pessoas ao desemprego e as incertezas econômicas ainda podem levar a mais cortes.

As startups de tecnologia também sofreram o impacto do surto de Covid-19 e já demitiram, entre março e julho, aproximadamente 70 mil funcionários. De acordo com dados coletados pela empresa britânica BuyShares, o pico de demissões ocorreu entre abril e maio.

Em março, o número de funcionários demitidos totalizou 9.628, revelando dados do Statista e do Layoffs Tracker. Nos trinta dias seguintes, esse número aumentou quase quatro vezes, atingindo 36.244 no final de abril.

Segundo comunicado da BuyShares, o número de perdas de empregos continuou subindo, chegando a quase 62.000 em maio. Desde então, outros 7.645 empregos foram perdidos, com o número combinado atingindo 69.623 no final de junho.

Startups de transporte, finanças e indústria de viagens foram responsáveis pelo corte de 31.000 empregos em quatro meses. Com mais de 14.600 perdas de empregos nesse período, as startups de tecnologia no setor de transportes foram as mais atingidas. O setor financeiro foi classificado como o segundo setor mais afetado, com 8.466 funcionários perdendo suas posições.

As startups do setor de viagens tiveram que demitir 8.198 trabalhadores devido ao surto de coronavírus, classificada como a terceira indústria mais afetada. As estatísticas mostram que as startups do setor de varejo, alimentos e consumo tiveram que reduzir mais de 19.100 locais de trabalho nos últimos quatro meses. O setor imobiliário, fitness e marketing segue com 3.503, 3.022 e 2.631 trabalhadores deslocados, respectivamente.

Analisadas pela geografia, as startups da área da baía de São Francisco foram as mais afetadas pelo surto de Covid-19, com mais de 25,5 mil trabalhadores deslocados entre março e julho.

Os dados de dispensa rastreada também revelaram que a Uber demitiu a maioria dos funcionários desde o início da pandemia. A empresa de carona sediada em São Francisco cortou um total de 6.700 empregos entre 6 e 18 de maio.

Com 2.800 funcionários demitidos, ou seja, 40% de seus funcionários, a Groupon foi classificada como a segunda empresa nesta lista. As estatísticas mostram que o Airbnb teve a terceira maior demissão no período, com corte de 25% de sua equipe, o equivalente a 1.900 demissões, em 5 de maio.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.