Uber começa testes de gravação de vídeo em São Paulo e Belo Horizonte

Recurso permitirá aos motoristas do aplicativo gravar imagens de viagens para avaliação de segurança

Author Photo
11:53 am - 19 de abril de 2021
Smartphone com logo da Uber Reprodução/Adobe Stock

A Uber anunciou nesta segunda-feira (19) que começará testes do recurso de gravação de vídeo para motoristas parceiros em São Paulo e Belo Horizonte.

O recurso permite que os motoristas usem a própria câmera do celular para, quando desejarem, gravar todas as viagens realizadas com a Uber. A função será disponibilizada em ambas cidades através de um app parceiro.

Com foco em segurança, a opção de gravar viagens já estava sendo testada desde fevereiro no Brasil. Atualmente, ela está disponível nas cidades de Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Natal (RN), Maceió (AL), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Campinas (SP), Recife (PE) e Porto Alegre (RS).

“Desde que a Uber definiu, em âmbito global, segurança como sua prioridade, temos continuamente buscado testar novas tecnologias que nos ajudem a avançar nesse tema”, explica Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil.

“Queremos entender se essa tecnologia de gravação de imagens pode contribuir para que motoristas parceiros e usuários tenham ainda mais tranquilidade para continuar usando a Uber, claro que sempre respeitando as normas de privacidade”, completa.

Os usuários conectados aos motoristas participantes do teste serão informados que sua viagem pode estar sendo gravada. Se não desejarem participar do teste, é possível optar por cancelar a viagem e buscar outro motorista.

Segundo a Uber, a gravação de vídeo permanece criptografada no celular do motorista. O conteúdo só pode ser acessado pela Uber, mediante uma reclamação de segurança, ou por autoridades competentes, na forma da lei.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.