U2 adota tecnologia de armazenamento flash da EMC em turnê pela Europa

O U2 é conhecido por seus shows com bastante parafernália tecnológica para suportar suas apresentações e cenários com efeitos especiais. Entre 2009 e 2011, a banda viajou pelos quatro continentes com seu palco de 360 graus, pesando 400 toneladas, além da maior tela de vídeo do mundo.
Recentemente a banda embarcou para realizar shows pela Europa com a turnê iNNOCENCE + eXPERIENCE. E, claro, levou consigo seu material para o show que, agora, inclui sistemas de armazenamento flash e backup da EMC.
Com introdução da tecnologia de array totalmente flash EMC VNXe 3200, a equipe criativa da banda não precisou mais depender do flash baseado em USB e em discos rígidos para armazenamento e passou a contar com um serviço único e centralizado, explica Chris Ratcliffe, vice-presidente sênior de marketing da divisão Core Technologies da EMC.
Cada show do U2 é gravado por 20 câmeras de alta definição posicionadas tanto nos membros da banda quanto com tomadas de ângulos diferentes do palco e do público – o que resulta em milhares de horas de vídeo armazenados. Ainda de acordo com o executivo, a cada show são gravados fluxos contínuos de imagens, os quais são armazenados no VNXe 3200. “A equipe obtém eficiência adicional arquivando o show de cada noite em um EMC DD2500 (Data Domain 2500), para garantir que possam acessar o conteúdo criativo e as imagens de cada ângulo das câmeras”, afirma Ratcliffe. Cada câmera captura aproximadamente 1 TB de dados por noite.
A EMC fez uma parceria com a LiveNation para oferecer à equipe de vídeo do U2, liderada por Stefaan “Smasher” Desmedt, a solução de armazenamento que permite a criação, a entrega e o arquivamento dos efeitos visuais.