TV digital já beneficia 40 milhões de brasileiros, diz Kassab

Author Photo
11:11 am - 28 de setembro de 2017
tv tv

O desligamento do sinal analógico de TV e a migração para o digital já beneficia 40 milhões de brasileiros, segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. As duas migrações recentes foram em Salvador (BA) e Fortaleza (CE), na última quarta-feira (27/9).

Além das capitais baiana e cearense, o sistema de TV digital já foi implantado em Rio Verde (GO); Brasília e 9 cidades do entorno do Distrito Federal; São Paulo e 38 cidades do estado; Goiânia e mais 29 municípios de Goiás; Recife e outras 13 cidades de Pernambuco.

Uma das principais contribuições da migração é a liberação do espectro de 700 MHz para ampliação das redes de banda larga móvel com tecnologia de redes 4G.

Para o ministro, a expectativa do governo com o desligamento do sinal analógico está sendo atendida. “Em Brasília, por exemplo, as famílias, em especial as mais humildes, passaram a contar com uma qualidade de imagem que não tinham para assistir ao jogo de futebol, à novela, ao seu programa preferido. O consumidor também já está percebendo que vai melhorar a qualidade da comunicação, da telefonia móvel.”

“É um trabalho extraordinário das empresas de televisão, juntamente com as empresas de telecomunicações. E agora vamos avançar para as capitais do Rio de Janeiro, de Vitória e seus entornos”, completa.

Adiamento

As cidades de Juazeiro e Sobral, no Ceará, onde também estava previsto para ocorrer o desligamento nesta quarta-feira, tiveram de adiar a implantação do sistema de TV digital para 2018. Kassab reforçou que casos como o dessas duas cidades podem ocorrer, e que esses problemas são resolvidos pelo Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). “O Gired existe para administrar esses problemas ao longo da implantação do sistema de TV digital. Já houve dificuldades em algumas cidades, e isso foi superado. É compreensível num programa com essa dimensão.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.