Tudo sobre a ameaça que usa seu roteador para derrubar sites

Unit 42, unidade de pesquisa da Palo Alto Networks, preparou perguntas e respostas sobre o tema

Author Photo
8:19 am - 16 de agosto de 2018

Em pesquisas recentes, a Palo Alto Networks descobriu que cibercriminosos estavam mirando em roteadores domésticos para assumir o controle e usá-los para ataques contra outros sites que podem derrubá-los. Aqui explicamos esse tipo de ataque e o que você deve fazer. A empresa preparou perguntas e respostas sobre o tema para ajudá-lo a entender melhor como se proteger dessa ameaça.

Por que você deveria se importar, o que isso pode fazer?

Esses ataques podem te afetar de duas maneiras:

Eles podem desacelerar ou interromper a sua conexão,
Eles também podem torná-lo um participante involuntário em ataques contra outros sites.

O que causa esse tipo de ataque?

Senhas fracas e softwares desatualizados podem permitir que esses invasores assumam total controle do seu roteador doméstico.

Como evitar isso?

Os invasores escolhem roteadores domésticos como esse, ao mirar em senhas padrão e softwares desatualizados nos roteadores. Uma coisa fácil que você pode fazer é reiniciar o roteador uma vez por semana (normalmente desconectando-o).

Você também pode alterar a senha do seu roteador e atualizar o software. Se você não tiver certeza de como fazer isso, contate o Provedor de Serviços de Internet que forneceu o seu aparelho para obter ajuda.

Como funciona?

Quando os dispositivos (neste caso, roteadores) estão sob o controle de terceiros, o coletivo é chamado de “botnet”, uma rede (-net) de sistemas ou aparelhos controlados remotamente (-bot).

Quando os invasores têm controle total do seu roteador doméstico, eles podem instalar um software de ataque para controlá-lo, transformando o dispositivo em um “bot”. Esses ataques permitem que todos os roteadores controlados por um botnet façam o que os invasores quiserem, inclusive enviar grandes quantidades de dados para tentar derrubar sites.

Esses tipos de ataques são denominados como ataques “Distributed Denial of Service” ou “DDoS” e são usados para derrubar sites por diversos motivos:

Motivos pessoais ou políticos
Chantagear sites para pagar ou enfrentar ataques
Atuar como um desvio para ataques mais sérios
Simplesmente para criar desordem

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.