Categories: Notícias

Três oportunidades inovadoras com tecnologias móveis

Dispositivos móveis despontam como principais tecnologias para o futuro. Estudos do Gartner apontam que o crescimento das remessas de dispositivos portáteis permanecerá estável ao longo dos próximos cinco anos, enquanto o mercado tradicional de notebooks está em declínio. Outro segmento que demonstra futuro promissor é o de dispositivos vestíveis (wearables), sendo aplicados de modo interessante nos negócios, como uso de óculos 3D, chatbots e assistentes virtuais.

Para o Gartner, a definição do termo “portátil” mudará nos próximos cinco a dez anos. Em vez de dispositivos, a mobilidade significará ser onipresente em serviços relevantes, entregues em qualquer lugar, por qualquer pessoa ou coisa, para qualquer pessoa ou coisa.

Nick Jones, vice-presidente e analista emérito do Gartner, afirma que os CIOs precisam dominar duas dimensões diferentes da mobilidade: se sobressair na mobilidade tradicional e inovar na era pós-aplicativos. “A tecnologia portátil sempre se baseou em encontrar novas maneiras de fazer coisas antigas, apenas transferir um formulário em papel para um tablet não é um bom uso da tecnologia portátil. O ideal é mudar os processos de negócios e encontrar novas formas de enfrentar velhos problemas”, afirma.

O Gartner listou três o portunidades para inovação diante do avanço das tecnologias móveis

1. Sensor de localização 
“Há mais de 20 tecnologias para rastreamento sem fio de objetos dentro de casa e muitas maneiras interessantes de aplicar essas tecnologias”, afirma Jones. Um exemplo são os bluetooth beacons que estão sendo implantados em estações ferroviárias na nova rede MTR Crossrail para ajudar a informar e localizar pessoal e equipamentos. Na indústria, a microlocalização pode informar precisamente a uma chave de torque qual parafuso está anexado a uma máquina, então é possível programar o ajuste de torque automaticamente, eliminando o risco de erro humano.

2. Sensores e aplicativos portáteis 

A combinação de IoT com aplicativos portáteis apresenta muitas novas possibilidades para a automação do local de trabalho. “Quais dados os sensores podem gerar para serem combinados com aplicativos portáteis que permitam que sua equipe seja mais eficiente e ainda goste mais do seu trabalho? Tente unir a IoT com as suas estratégias de portabilidade e observe quais ideias surgem”, explica Jones. 

Um exemplo é o uso de sensores para geração de ordens de trabalho. Quando instalados em locais como portas de banheiro, cestas de lixo ou armários de alimentos, esses sensores podem ser configurados para identificar quando há necessidade de limpeza, recarga ou manutenção e assim alertar a equipe ou fornecedor apropriado.

3. Assistentes virtuais empresariais 

Além dos VPAs já conhecidos, como Cortana e Alexa, há assistentes virtuais otimizados para uso empresarial, como o EVA Openstream. Os assistentes pessoais virtuais podem automatizar ou simplificar muitas tarefas. Um exemplo seria substituir o preenchimento de um formulário pelo computador ou telefone para processar uma fatura por apenas utilizar um comando de voz a um EVA dizendo “Ok, pague”.

Recent Posts

Rodrigo Dienstmann: ‘No futuro, teremos o 5G embutido nas estratégias de digitalização das empresas’

A Ericsson está comemorando 100 anos no Brasil. Uma história de transformação não só da…

6 minutos ago

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

15 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

16 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

18 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

19 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

19 horas ago