Transparência Brasil abre base de dados sobre candidatos para desenvolvedores

Author Photo
5:21 pm - 07 de agosto de 2014
Transparência Brasil abre base de dados sobre candidatos para desenvolvedores

A organização independente Transparência Brasil, dedicada a monitorar as instituições públicas com propósito de combater a corrupção, abre sua base de dados sobre candidatos em Hackathon para o desenvolvimento de aplicativos com foco nas eleições deste ano. 

O Open API está marcado para o dia 23 de agosto e permitirá a exploração dos dados coletados pela organização sobre candidatos à presidência, governo estadual, senado, além de informações sobre candidatos a deputado federal e estadual. 

A iniciativa, realizado em parceria com a Sensedia, responsável pelo desenvolvimento da API, e com o apoio do Google, visa aumentar o alcance e o impacto das informações coletadas pela Transparência Brasil e que estão sendo disponibilizadas pela primeira vez. O evento também marca o lançamento da ferramenta “Quem Quer Virar Excelência nas Eleições de 2014”, que reúne informações a serem exploradas sobre os candidatos às próximas eleições. 
 
Desenvolvida pela Sensedia, a API “Quem Quer” conta com apoios do Google e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. A aplicação concentra dados dois projetos da Transparência Brasil: desempenho em eleições passadas, do Às Claras; e desempenho de integrantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do Excelências, que tem apoio da revista Veja.
Hackathon 
As equipes de desenvolvedores terão 12 horas para criar aplicativos com foco nas eleições de outubro e no monitoramento do Congresso. Ao final da maratona de programação, os participantes apresentarão os projetos à comissão julgadora. Os vencedores dos melhores projetos serão premiados pela organização.
Dente os membros do júri, estão Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da Transparência Brasil; José Roberto de Toledo, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e colunista do jornal O Estado de S. Paulo; José Papo, gerente de Relações com Desenvolvedores do Google; e Kleber Bacili, presidente da Sensedia. Os vencedores dos melhores projetos serão premiados pela organização. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.