Transformação empresarial: um caminho para mudança de mentalidade

Além da implementação de novas tecnologias, o processo de transformação precisa de uma mudança cultural

Author Photo
12:10 pm - 12 de março de 2019

No plano das metodologias gerenciais inovadoras, uma mudança de grande impacto na cultura das organizações é, sem dúvidas, o sistema de gestão horizontal. O conceito é atual e tem por objetivo dar maior autonomia para que os colaboradores tomem suas próprias decisões em prol do negócio.

Com o auxílio de um supervisor ou gerente, eles podem contribuir na construção de novos projetos, na definições de metas e horários, além de expor suas opiniões acerca de assuntos relacionados ao funcionamento de uma companhia. Nesse modelo de gestão, é possível que os profissionais se sintam mais motivados a exercerem suas funções, sem tensões que possam prejudicar sua produtividade, gerando, assim, um ambiente harmonioso e, posteriormente, elevando o desempenho da empresa como um todo.

Para que esse processo seja realizado da melhor maneira possível, um dos grandes desafios consiste no acompanhamento contínuo. É fundamental, por exemplo, que os gestores invistam em reuniões periódicas, apontando a performance de suas equipes, bem como, abrindo espaço para receber feedbacks que otimizem o novo modelo gerencial.

Na busca por mudanças assertivas para todo o ambiente empresarial, essa medida pode gerar ainda uma aproximação entre todos os colaboradores e seus respectivos gestores!

Qual o papel da tecnologia para mudanças de mentalidade?

Por fim, conforme friso na introdução, adaptar-se às novas tecnologias e a novos modelos de negócio é indispensável para qualquer mudança cultural nos tempos atuais.

Para tanto, é importante capacitar todas as equipes, fazendo com que os profissionais percebam a importância dessa mudança e desenvolvam um mindset inovador.

Passada essa etapa inicial, é preciso criar mecanismos que gerem para a empresa confiança, elevando sua integridade no mercado. E a governança corporativa pode exercer papel fundamental nessa questão.

O investimento em ferramentas de gestão de risco e da área fiscal, por exemplo, fazem com que as empresas estejam sempre em conformidade com exigências internas e externas, alcançando, assim, o ‘compliance’, com processos cada vez mais transparentes.

Por fim, o uso de novas tecnologias pode, ainda, potencializar uma organização naquilo que é seu grande foco, seu core business. Afinal de contas, com ferramentas que potencializem os demais setores de uma empresa, buscando meios para que todas as áreas estejam integradas em um processo de mudança, os colaboradores poderão dedicar mais tempo, criatividade e energia no desenho de ações estratégicas para as principais torres de negócio da companhia.

Gostaria de frisar que sim, a trajetória de mudança empresarial é complexa e exige de nós empenho e visão. Mas, com um trabalho diário e contínuo podemos abraçar, definitivamente, a mudança cultural que é a base de qualquer transformação digital. Afinal de contas, como dizia o escritor americano Robert Collier, “O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”.

*Régis Lima tem mais de 16 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI. Atualmente é diretor executivo na Lumen IT, sendo responsável pelas áreas comercial, financeira e de marketing da empresa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.