Transformação em nuvem é questão do negócio, não apenas do CIO

Brasil fica em 1º lugar em ranking mundial que mede expectativas atendidas quanto aos benefícios da migração para a nuvem.

Author Photo
9:16 pm - 26 de novembro de 2019

Segundo Barômetro de Sucesso na Nuvem da Unisys, quase a totalidade das organizações que participaram da pesquisa já começou a migrar aplicações e sistemas críticos para a nuvem; a maioria está vendo suas expectativas atendidas pela migração.

A pesquisa, feita com 1.000 líderes sêniores de TI de negócios em 13 países, visa mostrar como está o uso de cloud no mercado e um dado chama atenção: 95% das empresas entrevistas possuem algum projeto em nuvem. Quando comparamos o Brasil ao resto do mundo,  92% dos executivos brasileiros já perceberam os benefícios da computação em nuvem em comparação com 66% dos líderes mundialmente.

Entre as conclusões do estudo estão:

  • Quase a totalidade (95%) das empresas brasileiras que adotaram a nuvem como parte central da estratégia de negócios viu grandes ou moderados avanços trazidos pela migração;
  • Apenas um terço (33%) dos líderes que adotaram a nuvem como parte menor da estratégia de transformação dos negócios teve expectativas excedidas ou atingidas em grande parte com o processo de transformação digital em cloud;
  • Entre todos os entrevistados, 56% dos líderes de negócio da América Latina relataram estar extremamente ou muito preocupados em serem superados pelos concorrentes;
  • No ranking global, que avalia a evolução das organizações na jornada para a nuvem em uma escala de 0 a 100, o Brasil atingiu 66 pontos – a pontuação mais alta ente todos os países avaliados – 17 acima da média mundial (49 pontos) e 10 a mais em relação à média da América Latina (56 pontos).

O futuro é multicloud

Apesar de quase todos os entrevistados (95%) afirmarem ter migrado para a nuvem em algum nível, o uso da multicloud ainda é baixo (24%). Os usuários de multicloud disseram que veem a nuvem como elemento essencial para manter a competitividade:

  • Três em cada quatro (76%) afirmaram que, se não migrassem para a nuvem, estariam um pouco ou extremamente preocupados com o fato de um concorrente sair na frente em inovação;
  • 48% estariam preocupados em ser superados por um concorrente;
  • Um terço (33%) estaria preocupado em se ver até forçado a abandonar os negócios por não inovar.

O Brasil está no topo da escala quando se trata de expectativas atendidas pela nuvem, seguido pelo México, Colômbia e Estados Unidos. A pontuação da América Latina (56 pontos) foi a maior das quatro regiões pesquisadas.

Para conhecer outros resultados, ter mais informações sobre o Barômetro de Sucesso na Nuvem™ da Unisys 2019 e fazer o download do relatório, acesse o site.

*Sobre a Unisys: a Unisys é uma empresa global de tecnologia da informação que desenvolve ao redor do mundo soluções de alto desempenho e segurança para empresas e governos. As ofertas da Unisys incluem softwares e serviços de segurança; serviços de transformação digital e suporte; aplicações e serviços para a indústria; além de ambientes inovadores de operação de software para computação empresarial de alta intensidade.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.