Transformação digital gera hiato social, analisa presidente de entidades de TI

A sociedade passa, atualmente, por um cenário de diversas transformações. No campo da TI, fala-se na transformação digital, e esta é uma realidade inegável e em curso avassalador, mas vem acompanhada de outras mudanças nos âmbitos econômico, político e social que não apenas respingam sobre o próprio andamento e evolução das aplicações tecnológicas, como estas se inserem, participam e impactam o cotidiano de pessoas físicas e jurídicas.

A análise é de Diogo Rossato, presidente do SEPRORGS, entidade que representa as empresas de Informática do Rio Grande do Sul, e do CETI – Conselho das Entidades de TI do Estado.

O gestor ressalta que a transformação em curso traz consigo uma nova abordagem dos negócios, que deve passar pelo entendimento e adaptação a um processo de digitalização e automação, no qual a tecnologia desempenha papel chave, incorporando uma nova economia voltada a potencializar as oportunidades para os indivíduos por meio da inovação contínua.

“Há um poder transformador na Tecnologia da Informação e Comunicações, que desafia a sabedoria convencional da Era Industrial e desencadeia formas completamente diferentes de trabalhar, de criar coisas, de consumir, de lançar produtos e de atender os clientes”, comenta Rossato.

O presidente destaca que a chamada transformação digital remete toda a sociedade a um processo de mudança estrutural gigantesco, que o dirigente nomeia como “hiato social”, um processo que traz consigo alguns problemas sociais.

“Isso se dá principalmente pelo fato de que a Tecnologia da Informação reduz a necessidade de certos empregos mais rapidamente do que cria novos, perfazendo este hiato”, avalia Rossato. “Se, por um lado, novas formas de programação de computadores trazem mais agilidade e produtividade, por outro agravam, num primeiro momento, as desigualdades sociais, uma vez que algoritmos, robôs e automóveis autodirigidos despontam como possibilidades de acabar com diversos postos de trabalho manuais, deslocando as pessoas para funções mais qualificadas”, complementa.

Não por menos, o tema tem angariado atenções mundiais. Recente estudo da IDC indica que, ainda em 2017, um a cada três CEOs das três mil maiores corporações da América Latina vai estabelecer a transformação digital entre as prioridades de seus planejamentos de TI. Entretanto, pesquisa da ESG (Enterprise Strategy Group) mostra que as empresas, no geral, não estão preparadas o suficiente para esta Transformação, e que somente 21% das que já concluíram a digitalização de seus processos de TI e negócios obtiveram diferenciais competitivos como resultado.

Na avaliação de Rossato, isso indica a necessidade de rever as estratégias, fazer um amplo diagnóstico das demandas e perceber o real contexto macro e micro da transformação digital, analisando o cenário interno da empresa e o ambiente e comunidade nos quais ela se insere, levando em conta todo um mercado, universo e sociedade.

“Só depois disso será possível estabelecer qual o nível e que práticas e soluções devem ser adotadas para adentrar a digitalização. Em outras palavras, aderir ao movimento de transformação é uma ação mandatória, mas não repentina: refletir, analisar e adequar o “step by step” deste processo é fundamental para a saúde do negócio, do ambiente do qual faz parte e, principalmente, de todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente nele”, destaca o gestor.

Para ele, um dos maiores desafios de todo este processo será a preparação das pessoas para lidar com as rápidas e infindáveis transformações.

“Vejo que a maioria das faculdades e universidades não estão preparadas para dar aos jovens as habilidades de que eles precisam para entrar no mercado de trabalho de hoje e do futuro. Temos grandes desafios pela frente, as habilidades de que vamos precisar serão extremamente diferentes das habilidades de hoje. Já estamos em processo de desenvolvimento de diversas novas competências, mas a competência mais exigida em um futuro próximo, nesta atmosfera global de transformação, será a adaptabilidade, bem como a valorização da relação de colaboração e de compartilhamento das nossas experiências”, finaliza Rossato.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

24 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

1 dia ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

1 dia ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago