Transformação digital da Europ Assistance utilizou APIs públicas

Fernando Diniz, gerente de Desenvolvimento da empresa, apresentou processo de migração da companhia durante IT Forum X 2019

Author Photo
1:28 pm - 16 de outubro de 2019

A utilização de APIs públicas para desenvolvimento de novas plataformas foi estratégia da Europ Assistance para oferecer atuações mais ágeis. A companhia atua no segmento de serviços de assistência 24h, e atende 10 mil ocorrências emergenciais diárias somente no Brasil.

Para explicar como efetuaram essa transição tecnológica, Fernando Diniz, gerente de Desenvolvimento,  apresentou o tema  “Transformação de negócios por meio de APIs públicas” durante programação da praça GOL do IT Forum X 2019. “Nosso desafio era criar iniciativas de soluções digitais, promovendo o desenvolvimento sustentável da empresa e seus parceiros, clientes e fornecedores. Mas também precisávamos trabalhar a cultura da empresa, pois possuíamos um legado extenso, e uma arquitetura complexa.

Do cliente ao fornecedor

Para esse tipo de mudança robusta, foi preciso integrar todas as áreas da companhia, não apenas o setor de TI. “Levamos em consideração desde o atendimento, com foco no cliente – e qual o melhor serviço para salvá-lo de um risco ou emergência – gestão do serviço de campo,  logística da companhia e o prestador de serviço”.

Globalmente, a empresa atende mais de 300 milhões de pessoas e tem mais 750 mil fornecedores de serviços. Em território nacional, chega a executar mais de 1 milhão de solicitações de serviços/ano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.