Transformação digital está por trás da expansão do mercado de software. Veja 8 tendências

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10:20 am - 28 de agosto de 2015
Transformação digital está por trás da expansão do mercado de software. Veja 8 tendências
A despesa mundial com software empresariais crescerá 7,5%, atingindo US$ 149,9 milhões em 2015. Em 2019, as despesas serão de US$ 201 bilhões no segmento, de acordo com as últimas previsões do Gartner. Para o instituto de pesquisas, o crescimento de longo prazo será impulsionado principalmente pela modernização e ampliação funcional de projetos de transformação digital.

Bianca Granetto, diretora de pesquisas do Gartner, aponta que a maioria dos gastos está sendo direcionado para modernização e expansão ou ainda substituição de aplicativos de negócios por outros baseados no modelo como serviço. Os subsegmentos de mercado que apresentam maior crescimento durante o período de 2015 a 2019 são marketing, e-commerce e software de análise avançada. 

O Gartner identificou oito tendências-chave no mercado de software de aplicativos que vão afetar diretamente o mercado. Confia abaixo:

1. Modernização de aplicações core
Em uma pesquisa recente, o Gartner identificou que 45% dos entrevistados com conhecimento da estratégia de software da organização listaram como prioridades da TI a “modernização da aplicação instaladas na empresa, fundamentais para os negócios” e mais de 41% indicaram “estender recursos dos aplicativos empresariais fundamentais”.

2. Transição para o novo consumo
Modelos de subscrição e particularmente software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) estão sendo adotados pelas organizações como forma de contar com um padrão de receita mais previsível. Estudo recente do Gartner mostra que os modelos de consumo alternativos ao tradicional on premise são responsáveis por mais de 50% das novas implementações de software, incluindo SaaS, licença, hospedagem no local e open source.

3. Crescimento da economia industrial digital
Atualmente, o imperativo é ter sucesso competitivo nessa nova economia – e isso vale para empresas do mundo todo. Tal mudança também exige novas prioridades, o que significa uma visão diferente com relação a aplicações. Uma reestruturação na cadeia de produção, por exemplo, requer que a empresa modernize seu sistema de supply chain ou adote aplicações de gerenciamento de última geração.

4. Organizações irão ampliar ou substituir sistemas de gestão de capital humano por SaaS
Até 2019, cerca de 28% dos sistemas CRM instalados em organizações serão baseados em software como serviço (SaaS), 13% a mais do que o registrado em 2014, de acordo com previsão do Gartner. Com as empresas reestruturando seus sistemas atuais, o ápice da adoção de soluções SaaS será em cinco anos.

5. No futuro, aplicações serão construídas e não compradas
Até 2020, 75% do valor gasto com aplicações para dar suporte a negócios digitais serão construídos, de acordo com o Gartner. As empresas adotarão novas maneiras de desenvolver apps que não necessariamente envolvem soluções supercriativas, mas sim uma combinação de componentes de aplicações que são diferenciados, inovadores, ou softwares com serviços profissionais (com recursos de personalização e integração), ou soluções provenientes de startups, disruptores ou fornecedores especializados.

6. Nuvem e produtividade
Em 2015, a previsão do Gartner é de que 15% dos usuários de negócios terão acesso a – tudo ou a uma parte de – ferramentas de produtividade baseadas em nuvem. A porcentagem em 2020 será de 60%, segundo levantamento da consultoria. O movimento de on premise para cloud causará uma disrupção na obtenção de receita tradicional, já que mais empresas precisam de menores incrementos no longo prazo.

7. Crescimento de analytics avançado
Em 2020, mais de 75% das empresas implementarão processos de analytics avançados como parte de uma aplicação ou plataforma de análise, com o intuito de melhorar as tomadas de decisão. O foco dos investimentos, então, passará de mensuração para análise, previsão e otimização.

8. CRM na nuvem
Na América do Norte, esse é um movimento que se torna cada vez mais comum, já que organizações passaram a adotar um modelo híbrido de soluções on premise e cloud. 

Já regiões emergentes, terão um pouco mais de limitação por conta da infraestrutura de rede e data centers, regulamentações governamentais com relação a dados de clientes, e falta de ofertas locais de SaaS e cloud. Por conta disso, a construção de data centers por fornecedores e o investimento em soluções com idioma local irão crescer. Em 2020, um quarto das empresas irá rodar CRM na nuvem.

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