Transformação digital e SaaS revolucionam setor financeiro

Mudanças na tecnologia podem levar ao fim das tradicionais planilhas em favor de estratégias com maior valor agregado

Author Photo
8:23 pm - 17 de outubro de 2018

Confesse: você usa planilhas para tudo, não é? Controle de gestão, apuração de resultados, organização de tarefas e demonstrativos financeiros. Saiba que você não está sozinho – mas, como outras áreas empresariais, é preciso evoluir, inclusive no setor financeiro

“O fim das planilhas: o impacto da transformação no setor financeiro” foi o tema da palestra de Goldwasser Pereira Neto no palco Business Technology do IT Forum Expo 2018, que fez um passeio desde a criação do primeiro software de planilhas, o VisiCalc, nos anos 1970, até o momento atual.

Respostas mais precisas e retenção de talentos

Para o CFO que quer se modernizar, duas são as palavras-chave: SaaS (software as a service) e ERP (Enterprise Resource Planning). Recorrer a serviços de gestão integrada e SaaS, muitos dos quais funcionam na nuvem, pode trazer valor agregado e facilitar o dia a dia do setor financeiro.

Antecipa, Adianta, ContaAzul, Guia Bolso e as próprias soluções da Accountfy, empresa da qual Pereira Neto é fundador, são alguns dos exemplos dessa tendência, que deve reverter o dado de que quase ¼ das planilhas produzidas em uma empresa contém erros e impactam negativamente as informações necessárias para a tomada de decisões por parte do CFO e do board. Além disso, ao eliminar tarefas repetitivas, o setor financeiro aumenta a atração e a retenção de talentos.

Para Pereira Neto, os contadores também deverão ser fortemente impactados. “O contador, cada vez mais, deverá assumir a função de agrupador de ferramentas, capaz de fornecer informações relevantes para tomadas de decisão estratégicas para a gestão. Isso impactará definitivamente a formação desses profissionais, que ainda não se encontram preparados para a mudança”. Ficou interessado? Acompanhe as novas tendências da tecnologia para as empresas amanhã (18/10), no segundo dia do IT Forum Expo 2018.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.