Transformação digital é um dos principais desafios das empresas brasileiras, aponta pesquisa
Estudo conduzido pela Frost & Sullivan a pedido da Wittel revela ainda que demanda cresce em resposta ao alto nível de exigência dos clientes

Na era digital, as companhias estão sendo desafiadas com novos modelos de negócios, concorrência acirrada e com a mudança do perfil dos clientes, cada vez mais conectados e exigentes. Neste processo de transformação digital, o papel das equipes de TI está mais focado nos objetivos de negócios. Assim, os tomadores de decisão devem avaliar onde as novas tecnologias criarão o maior impacto, considerando aspectos além da redução de custos.
Esta é uma das principais conclusões do estudo “Adoção de Tecnologias Disruptivas: Os Fins Justificam os Meios?”, encomendada pela Wittel, empresa especializada em soluções para comunicação corporativa, à Frost & Sullivan. Segundo o estudo, o novo consumidor está exigindo um maior nível de engajamento, com a oferta de um atendimento diferenciado e individual.
“As empresas no Brasil já começam a adotar tecnologias de última geração para melhorar a eficiência operacional, os processos de negócios e a experiência do cliente”, explica Maiara Munhoz, analista responsável por este estudo. À medida que os fornecedores de tecnologia percebem como os clientes respondem positivamente ao modelo as a service, eles também investem mais nos serviços digitais. “O apoio às necessidades de um negócio digital requer uma nova maneira de operar, mais econômica e flexível”, afirma Munhoz.
Benefícios
Muitas empresas não verificam os resultados obtidos com a aquisição de uma determinada tecnologia. Segundo o estudo da Frost & Sullivan, as principais razões são: problemas de integração com sistemas existentes, comunicação falha entre as áreas, falta de qualificação adequada da força de trabalho, processo de compra pouco consultivo, falta de informação sobre custo/benefício e pouco envolvimento dos fornecedores com o negócio do cliente.
De acordo com Sérgio Camilo, vice-presidente comercial da Wittel, o levantamento reforça a importância de as lideranças enxergarem a tecnologia como uma ferramenta de inovação. “Adotar tecnologias é necessário para conquistar vantagem competitiva e inovar, aspectos tão essenciais para empresas de qualquer segmento. Mas apenas ter a tecnologia não é suficiente. As empresas precisam extrair os resultados e promover o engajamento”, diz Camilo.
“Ao garantir o engajamento e o melhor uso das aplicações, as empresas ganham em produtividade e redução de custos. Isso significa ter resultados concretos em diversos âmbitos, como a satisfação de seus consumidores, compliance, controle de riscos, comunicação interna, dentre outros. Para potencializar o sucesso dos clientes com o melhor uso das tecnologias, a Wittel lançou a plataforma WE-Tools”, explica Fernando Jardim Filho, sócio e responsável pela área de marketing.
O WE-Tools é um conjunto de aplicações baseado em dois pilares: monitoramento preventivo da infraestrutura e consultoria no uso das aplicações. Além de prevenir e corrigir falhas, o serviço permite gerar insights. De acordo com a tecnologia contratada, pode ser implementado em modelos de nuvem, no conceito Cloud Anywhere, ou on-premise. “Como só ter a tecnologia não basta para obter resultados, temos equipes dedicadas ao sucesso do cliente, como o Customer Success Group e o Customer Success Advocate”, finaliza Fernando Filho.