Transformação digital dita foco da Dell não apenas em CMO, mas em líderes de negócio

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11:50 am - 05 de novembro de 2014

Que o investimento de marketing em tecnologia deve superar os gastos do CIOs nessas soluções em breve já não é novidade, mas apenas questão de tempo. E tal mudança reflete não apenas em um desafio para TI corporativa, que precisa aprender a trabalhar de maneira diferente, construindo parcerias com as áreas de negócio para que silos não sejam criados na companhia, mas também para fabricantes, que necessitam vender, mas têm um dever quase que oculto de contribuir para o diálogo entre as duas áreas que, embora distintas e com sensação de tempo diferente, têm um objetivo comum: fazer o negócio crescer. O assunto foi um dos pontos discutidos pelo CEO da Dell, Michael Dell, e pela a CMO da companhia Karen Quintos, em conversa com cerca de 200 jornalistas durante o Dell World, principal evento da fabricante para parceiros e clientes que acontece em Austin (EUA).

“Muito do que fazemos já é pensando nas lideranças de negócios”, afirmou Dell. “E estamos tentando, cada vez mais, construir um link entre CMO e CIO”, completou o principal executivo da Dell. Resumindo, o que ele quer dizer é que a indústria tem acompanhado essa movimentação muito de perto e para seguir relevante tem que se investir em uma abordagem que atenda não apenas as necessidades de um TI técnica, mas de uma TI inserida no negócio e também dos diversos departamentos compradores, como marketing, RH, finanças e supply chain.

Na mesma pegada que o CEO da companhia, Karen afirmou que o mais importante não é gastar tempo analisando para onde está migrando o orçamento ou quem irá gastar mais ou menos, mas sim nas necessidades da companhia. A CMO ressaltou que o investimento de marketing em TI não é algo aleatório ou que reflete apenas a necessidade de respostas mais rápidas, mas resulta da transformação digital pela qual as empresas estão passando. Assim, quando a Dell olha para um líder de marketing, ela analisa o todo para entender a necessidade do negócio e tentar ajudar nesse sentido.

Ao IT Forum 365, a CMO da Dell explicou que não vê necessidade de grandes mudanças na abordagem comercial da companhia por conta dessa dinâmica de mercado, mas ressaltou a importância de ter as pessoas certas para liderar essa missão. “Quando você traz alguém que conhece marketing, que entende a transformação digital, que sabe como soluções como analytics combinadas a uma estrutura de produtos e serviços fortes, não precisa mudar tanto. O que vejo é que muitas empresas não tem noção do que o marketing precisa em sua rotina, e acreditamos que temos um entendimento que pode ajudar nossos clientes nisso.”

Outro ponto que eles têm buscado abordar com a área de marketing é segurança da informação. Na visão da fabricante, o CMO tem que estar tão preocupado com segurança quanto o CIO, principalmente pelo marketing ser a fonte de todas as interações com clientes. E-mail, link para conteúdos diversos, aplicativos móveis, compartilhamento de informações, tudo precisa segurança. E justamente por necessidades como essa que os executivos também defendem um diálogo mais próximo entre TI e marketing. 
“A relação entre CIO e CMO é muito crítica e investimos muito tempo com nossos clientes falando sobre isso, a respeito da construção de um roadmap conjunto, de como contratar pessoas em marketing que tenham noção de TI e em TI que tenham noções de negócios e de marketing. Esse mundo esta cada vez mais junto e isso é bom para o negocio”, relatou Karen.

*O IT Forum 365 viajou a Austin a convite da Dell

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