Trabalho na era digital gera oportunidades bilionárias
O trabalho sofreu profundo impacto das tecnologias nos últimos anos graças à ampliação do uso de dispositivos móveis e ferramentas de colaboração que atingiram diretamente a produtividade.
Uma pesquisa da Frost & Sullivan mostra que cada vez mais empresas da América Latina apostam em soluções de colaboração e comunicações unificadas (UC&C), seja para oferecer maior suporte a seus funcionários, ou então, para promover maior eficiência, além de propiciar a colaboração interna para aumentar a qualidade dos produtos e serviços.
Um mercado de US$890,39 milhões é o tamanho da oportunidade gerada na região por essas soluções no passado, segundo a consultoria, que prevê receitas de US$ 1,4 bilhão no segmento para 2020. O estudo, intitulado Mercado Latino Americano de Soluções de Soluções de Colaboração e Comunicações Unificadas, leva em conta telefonia corporativa, assim como os segmentos de rápido crescimento de comunicações unificadas e vídeo conferência.
“Alavancando a tendência de Bring Your Own Device (BYOD), os participantes do mercado disponibilizaram as novas aplicações de comunicação UC&C na maioria dos dispositivos móveis, ajudando as indústrias a se tornarem mais competitivas nesta era da empresa global”, enfatiza analista da indústria de tecnologias da informação e comunicação Valeria Goldsworthy.
Mesmo com tal evolução, a consultoria antecipa que a infraestrutura subdesenvolvida de protocolo de Internet (IP) e a falta de redes 3G e 4G na América Latina serão grandes obstáculos enfrentados pelos fornecedores. Eles também serão desafiados por impostos e taxas sobre a tecnologia importada em alguns países na região, além das dificuldades de entrar nas pequenas e médias empresas (PMEs) – principalmente por conta da disponibilidade de soluções gratuitas, como o Skype, que acabam por restringir o uso de soluções UC&C.
Com tantos desafios, provedores dessas tecnologias apostam na ampliação de sua cobertura, e começam a investir no desenvolvimento de novas soluções para atender às necessidades específicas de diversos segmentos. Contudo, eles contam com uma carta na manga: a oferta da nuvem como uma nova plataforma desprovida de hardware capaz de reduzir custos de instalação e implementação. Dessa forma, a expectativa é que fabricantes apostem cada vez mais em soluções com preços competitivos, impulsionando a adoção no segmento de PME.
“As soluções de UC&C com baixos custos de implementação e manutenção já alcançaram o mercado”, evidencia Goldsworthy. “Uma vez que os participantes do mercado fortalecerem o seu ecossistema de parcerias, eles estarão bem colocados para competir com seus homólogos que oferecem soluções colaborativas gratuitas.”