Categories: Notícias

Trabalho na era digital gera oportunidades bilionárias

O trabalho sofreu profundo impacto das tecnologias nos últimos anos graças à ampliação do uso de dispositivos móveis e ferramentas de colaboração que atingiram diretamente a produtividade. 

Uma pesquisa da Frost & Sullivan mostra que cada vez mais empresas da América Latina apostam em soluções de colaboração e comunicações unificadas (UC&C), seja para oferecer maior suporte a seus funcionários, ou então, para promover maior eficiência, além de propiciar a colaboração interna para aumentar a qualidade dos produtos e serviços.

Um mercado de US$890,39 milhões é o tamanho da oportunidade gerada na região por essas soluções no passado, segundo a consultoria, que prevê receitas de US$ 1,4 bilhão no segmento para 2020. O estudo, intitulado Mercado Latino Americano de Soluções de Soluções de Colaboração e Comunicações Unificadas, leva em conta telefonia corporativa, assim como os segmentos de rápido crescimento de comunicações unificadas e vídeo conferência.
“Alavancando a tendência de Bring Your Own Device (BYOD), os participantes do mercado disponibilizaram as novas aplicações de comunicação UC&C na maioria dos dispositivos móveis, ajudando as indústrias a se tornarem mais competitivas nesta era da empresa global”, enfatiza analista da indústria de tecnologias da informação e comunicação Valeria Goldsworthy.
Mesmo com tal evolução, a consultoria antecipa que a infraestrutura subdesenvolvida de protocolo de Internet (IP) e a falta de redes 3G e 4G na América Latina serão grandes obstáculos enfrentados pelos fornecedores. Eles também serão desafiados por impostos e taxas sobre a tecnologia importada em alguns países na região, além das dificuldades de entrar nas pequenas e médias empresas (PMEs) – principalmente por conta da disponibilidade de soluções gratuitas, como o Skype, que acabam por restringir o uso de soluções UC&C.
Com tantos desafios, provedores dessas tecnologias apostam na ampliação de sua cobertura, e começam a investir no desenvolvimento de novas soluções para atender às necessidades específicas de diversos segmentos. Contudo, eles contam com uma carta na manga: a oferta da nuvem como uma nova plataforma desprovida de hardware capaz de reduzir custos de instalação e implementação. Dessa forma, a expectativa é que fabricantes apostem cada vez mais em soluções com preços competitivos, impulsionando a adoção no segmento de PME.
“As soluções de UC&C com baixos custos de implementação e manutenção já alcançaram o mercado”, evidencia Goldsworthy. “Uma vez que os participantes do mercado fortalecerem o seu ecossistema de parcerias, eles estarão bem colocados para competir com seus homólogos que oferecem soluções colaborativas gratuitas.”

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

10 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

11 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

12 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

12 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

13 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

15 horas ago