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Trabalho híbrido: 5 tecnologias para capacitar equipes

Conforme a pandemia caminha para, se não um fim, ao menos uma fase mais branda, as empresas aquecem o debate sobre que modelo de trabalho adotar. O híbrido, em que o tempo dos funcionários é dividido entre o home office e o escritório, é o preferido dos funcionários, mas ainda gera muitas dúvidas nas empresas.

De todo modo, a tendência, segundo a consultoria global McKinsey, é que nove em cada dez organizações no mundo operem nesse modelo em breve. O cenário é desafiador para os departamentos de recursos humanos, que precisarão repensar programas de educação corporativa para garantir acesso a capacitações e treinamentos e manter s equipes integradas.

“A flexibilidade quanto a modelo – se presencial, online ou híbrido – e formatos e mídias – se por meio de microlearning, vídeos, podcasts, mobile learning etc – do treinamento será relevante não apenas para os funcionários atuais, mas também para atrair novos talentos com a mentalidade desejada: adaptável às mudanças, que busque crescer, se aprimorar ou requalificar”, diz Sueli Andrade, especialista em treinamento e desenvolvimento do DOT digital group.

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Segundo a especialista, o ideal é que sejam utilizadas ferramentas e processos tecnológicos que permitam o acesso remoto aos conteúdos de maneira individual, personalizada e em horários adequados para cada profissional. O treinamento pode ser feito por meio de cursos ao vivo alternados com outros virtuais já gravados.

Também deve-se investir em quizzes, slides de apresentação e material escrito, podcasts, pílulas de conteúdo. A aprendizagem ainda pode ser incentivada por meio de premiações e certificados de conquistas que podem ser compartilhados nas redes sociais.

A seguir, Sueli cita cinco soluções e métodos mais indicados para capacitar equipes híbridas.

1. Gamificação

A gamificação pode ser eficaz na construção do engajamento dos funcionários. Um jogo pode substituir um questionário ou um teste e pode ser igualmente eficaz para avaliar a compreensão.

2. Aprendizagem social

Aprendizagem social é o compartilhamento de informações e conhecimento por meio de discussões em blogs, mensagens instantâneas, fóruns de discussão, wikis, chats de vídeo e outros aplicativos de mídia social. As empresas claramente se beneficiam quando o conteúdo informal dos funcionários contém ideias úteis e soluções para problemas não abordados nos currículos formais.

3. Aprendizagem experiencial e imersiva

Os métodos de treinamento imersivo e experiencial são bem-sucedidos porque envolvem todos os sentidos e permitem que os alunos assimilem novas informações rapidamente e as retenham por mais tempo do que quando usadas metodologias tradicionais. Os tipos de aprendizagem imersiva incluem fotos e vídeos em 360 graus, simulações em 3D, realidade virtual e aumentada, gamificação e jogos educacionais.

4. Microlearning

O microlearning é a entrega de conteúdo de aprendizagem na forma de “pílulas” de informação, em módulos com duração de não mais que 10 minutos. Surge como uma solução adequada aos profissionais familiarizados com ambientes digitais e que desejam conteúdos curtos.

5. Webinars, workshops e treinamentos ao vivo

O objetivo é aproveitar a presença de colaboradores e tutores, em um ambiente digital, para que interajam. Com discussões, atividades em conjunto e exercícios práticos, é possível estimular a resolução de problemas e incentivar o engajamento do grupo e o trabalho em equipe. Atividades lúdicas e gamificação caem bem nesses formatos. O importante é conectar todos os colaboradores.

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